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TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS

Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
18/06/2025
A casa de bombas localizada na bacia metroferroviária continua em funcionamento desde o início das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre. O sistema está drenando até 1.000 litros por segundo e tem operado de forma contínua para escoar o volume acumulado de água.

Apesar do funcionamento da casa de bombas, há um extenso volume de água entre as estações Farrapos e Mercado, impedindo a circulação segura dos trens nesse trecho. Assim, a operação ferroviária segue temporariamente interrompida entre as estações Farrapos e Mercado.

Como medida emergencial, a Trensurb disponibilizou ônibus gratuitos para realizar o transbordo de passageiros neste trecho, garantindo a continuidade do deslocamento da população. A operação normal dos trens permanece entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos.

No momento, não há previsão para o restabelecimento da operação no trecho alagado, o que depende da redução do nível da água para garantir as condições seguras de circulação.

A Trensurb segue monitorando a situação e atuando com responsabilidade para retomar integralmente seus serviços o mais breve possível, priorizando a segurança dos usuários e trabalhadores.

Sobre o sistema de drenagem da casa de bombas da bacia ferroviária

A casa de bombas da bacia ferroviária tem a função de evitar o acúmulo de água na via do metrô no trecho junto à confluência da Av. Sertório e a Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. Durante as enchentes de maio, após o rompimento da comporta de número 14 do sistema de proteção contra enchentes da capital, diversas estruturas e equipamentos no local sofreram danos irreversíveis, incluindo painéis de controle e a subestação de alimentação elétrica das bombas. 

A partir de então, as bombas passaram a funcionar emergencialmente, com painéis de comando provisórios e alimentação por meio de grupos geradores a diesel e, posteriormente, um eletrocentro cedido pelo DMAE. 

A Trensurb também contratou a recuperação da infraestrutura civil, elétrica e eletromecânica do sistema de drenagem, em execução no momento.

Com 60% da obra concluída, a nova casa de bombas da Trensurb avança para a fase final, com previsão de entrar em operação plena em agosto de 2025. O investimento, até o momento já consumiu R$ 1,93 milhão, contemplando obra civil em cota elevada, novos geradores, painéis automatizados e sistema de bombeamento capaz de evitar alagamentos que afetam a circulação dos trens. A estrutura contará com quatro novas bombas e a recuperação de outras quatro já existentes. 

Ao todo, a casa de bombas operará com seis equipamentos em funcionamento – sendo dois deles equipados com sistema triturador de resíduos – e manterá outras duas bombas em regime de reserva técnica, prontas para uso em caso de necessidade. 

Uma nova subestação de energia elétrica de média tensão associada a casa de bombas também começará a operar no mesmo mês. O valor total da obra é de R$ 3,5 milhões.



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