Notícias

TRENSURB PROMOVE SEMINÁRIO INTERNO SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Evento foi alusivo ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra as mulheres. Estações também recebem ações ligadas ao tema nos próximos dias.
21/08/2025
Por meio de seu Setor de Responsabilidade Social e do Núcleo de Apoio à Diversidade, a Trensurb promoveu, na tarde de quarta-feira (20), seminário destinado a seu público interno, intitulado Feminicídio: As faces de uma tragédia social. Em programação alusiva ao Agosto Lilás, o evento ocorreu no auditório da empresa, debatendo temas como a violência contra a mulher, a negligência institucional, o papel dos jovens no enfrentamento à violência de gênero e a conscientização cidadã sobre o tema.

Na mesa de debates, palestraram Laura Sito, deputada estadual da Bancada Negra Gaúcha, Hellen Fonseca, integrante do Coletivo Fora da Ordem - Juventude Periferia Organizada, Fernanda Friedrich, advogada e coordenadora do Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber, e Télia Negrão, jornalista e mestre em Ciência Política.

Cada palestrante expôs aos metroviários suas visões a respeito do tema, abarcando seu respectivo campo de atuação e relatando os esforços empreendidos para a contenção e combate ao feminicídio e à violência de gênero, em geral, que atravessa diversas formas, desde abuso psicológico e moral até a violência física, que é, por vezes, letal. Após a exposição, os espectadores puderam apresentar suas dúvidas para as conferencistas e integrar o diálogo, que visou conscientizar o quadro de profissionais da empresa da urgência do problema.

"A Trensurb dá hoje um exemplo de que está sob a responsabilidade de todos e todas superar esse quadro”, assinalou Télia Negrão, que também integra o coletivo Querela Jornalistas Feministas e o Comitê Político Nacional da Campanha Levante Feminista Contra os Feminicídios, Lesbocídios e Transfeminicídios. Ela avalia que políticas públicas e serviços de acolhimento teriam papel importante para prevenir situações de violência e ajudar as vítimas a construir novas histórias.

Como parte da programação referente ao Agosto Lilás – mês de enfrentamento à violência contra as mulheres –, a Trensurb realizará, na próxima quinta-feira (28), uma ação de distribuição de material gráfico de conscientização sobre o tema, nas estações Canoas e Mathias Velho, em parceria com a Fundação La Salle. Ainda no tema de combate à violência de gênero, a empresa irá inaugurar mais uma instalação do projeto Banco Vermelho, na Estação Canoas, em 3 de setembro. A iniciativa, que já tem uma peça instalada na Estação São Leopoldo, é um esforço global de luta contra o feminicídio, servindo como símbolo de reflexão e conscientização, além de trazer informações sobre meios de denúncia e acolhimento.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .