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TRENSURB RETOMA OPERAÇÃO TOTAL COM TRENS A PARTIR DO DIA 30 DE AGOSTO, INÍCIO DA EXPOINTER

Conclusão de 80% das obras na via férrea, atingida pela enchente de maio de 2024, permitirá o encerramento do serviço complementar com ônibus realizado à noite e aos finais de semana.
21/08/2025
Depois de um período desafiador de reconstrução e intensos transtornos operacionais, a Trensurb anuncia a retomada da circulação dos trens em toda a linha, das 5h às 23h, diariamente, sem a necessidade de transbordo para ônibus. A partir da Expointer 2025, que inicia em 30 de agosto, os usuários poderão desfrutar da viagem completa do metrô, em horário integral, nas 22 estações distribuídas ao longo dos 43,8 quilômetros de via. 

Desde janeiro deste ano, o serviço complementar de ônibus é utilizado após às 20h, de segunda a sábado, e durante todo o dia, aos domingos e feriados, entre as estações Mathias Velho (em Canoas) e Mercado. Isso porque as obras de recuperação da via férrea, nesse trecho, somente poderiam ser realizadas sem a circulação dos trens. Vale destacar que a conclusão da obra de recuperação da via férrea estava prevista para o final de setembro, mas graças a este procedimento, o trajeto integral do metrô será entregue antecipadamente, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema de transporte para suas rotinas.

Segundo seu diretor-presidente, Nazur Garcia, a Trensurb vem trabalhando diuturnamente na reconstrução de todos os sistemas atingidos pela enchente de maio de 2024. "Os recursos extraordinários destinados pelo Governo Federal para a Trensurb, além de garantirem a recuperação de todos os sistemas atingidos pela enchente, vão deixar para a comunidade da região metropolitana uma empresa mais moderna tecnologicamente e mais resiliente em caso de ocorrência de novas catástrofes climáticas”, afirma.

Via férrea totalmente renovada e com infraestrutura modernizada

Com investimento total de R$ 58,8 milhões, os contratos das obras na via férrea abrangem, além dos materiais utilizados, a recuperação da infraestrutura das vias principais e do pátio de estacionamento de trens, localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre, atingidos diretamente pela enchente. Ao todo, são 20 quilômetros em reconstrução, e as intervenções na via já alcançaram 80% de conclusão. No entanto, a partir do dia 30 de agosto, as obras seguirão no horário normal de manutenção, isto é, somente após o encerramento da circulação dos trens, sem causar transtorno ao usuário.

A reconstrução e modernização da via férrea também envolveu um volume impressionante de materiais - cujo custo de aquisição chegou a R$ 20,4 milhões. Foram utilizados 44 mil metros cúbicos de brita, quantidade suficiente para encher, por exemplo, quase 18 piscinas olímpicas.

Para sustentar os trilhos, 11 mil dormentes foram substituídos. A fixação dessas peças exigiu 36 mil parafusos com porcas, além de 36 mil calços isolantes e 18 mil palmilhas de borracha. Cada elemento desses contribuirá para oferecer uma infraestrutura ferroviária com maior segurança, estabilidade e durabilidade.

Operação com ônibus gratuito garantiu complemento de viagens dos trens durante a reconstrução

A enchente de maio de 2024 interrompeu a circulação dos trens entre as estações Mercado (Porto Alegre) e Mathias Velho (Canoas). Contudo, desde o início do processo de reconstrução, a Trensurb buscou a solução para complementar as viagens de trem através de contrato para locação de ônibus, oferecendo este serviço sem custo para seus usuários. Desde julho de 2024, mais de 2,4 milhões de passageiros utilizaram o serviço gratuito de ônibus, assegurando a continuidade de seus deslocamentos junto ao trem. Nesse período, foram realizadas 59 mil viagens, reforçando o compromisso da Trensurb em garantir mobilidade mesmo diante dos desafios.

Neste sentido, o diretor-presidente da empresa, Nazur Garcia, ressaltou a compreensão dos usuários: "A paciência e a confiança de cada passageiro foram fundamentais. Mais do que enfrentar problemas técnicos, atravessamos juntos um momento de adversidade que ficará marcado na história da Trensurb e na vida de milhares de usuários que viveram aqueles dramáticos dias da enchente e suas consequências. Todo esforço da Trensurb foi reconhecido na Pesquisa de Satisfação do Usuário 2024, na qual mais de 85% dos usuários apontaram satisfação com os serviços prestados pela empresa”.

Energia elétrica de tração: frentes de trabalho avançam para reestruturar subestações

Tão fundamental quanto a própria via férrea, é a reconstrução do sistema de energia de tração. É essa rede que fornece a eletricidade necessária para mover os trens ao longo de toda a linha, garantindo velocidade, regularidade e segurança nas viagens.

O contrato de reconstrução e atualização tecnológica das subestações e cabines de tração, de R$ 84,2 milhões, prevê a atualização completa de três das cinco subestações de energia elétrica de tração da Trensurb – Fátima (em Canoas), com conclusão prevista para janeiro de 2026; Farrapos (em Porto Alegre), para junho de 2026; e São Luís (também em Canoas), para novembro de 2026, além de três cabines de seccionamento e paralelismo durante o mesmo período.

Alguns equipamentos das subestações e cabines estão em fase final de inspeção, enquanto outros já estão disponíveis e sendo montados nos eletrocentros, os quais substituirão as edificações que já estão em fase de demolição.

Outro contrato emergencial, de R$ 1,9 milhão, promove reparos corretivos para reestabelecimento das funções operacionais das subestações e de geradores das estações atingidas pela inundação, com todos os equipamentos já entregues e previsão de conclusão da montagem entre outubro e novembro deste ano.

Além disso, o reparo do transformador de tração da Subestação São Luís, danificado após sofrer princípio de incêndio durante a enchente de 2024, prevê um desembolso de R$ 2,1 milhões. Esse, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026, devido à complexidade de sua construção.

Sinalização: controle seguro do tráfego ferroviário

Paralelamente, a sinalização, essencial para o controle do tráfego ferroviário, também está em recuperação. De Novo Hamburgo a Canoas, a sinalização já foi restabelecida em maio de 2024, e o trecho entre Canoas e Farrapos (Porto Alegre) está concluído. No trecho entre Farrapos e Mercado, no Centro de Porto Alegre, as obras seguem, com conclusão prevista até outubro deste ano.

Cerca de R$ 16,6 milhões foram investidos em cabos, relés, máquinas de via, painéis de controle e equipamentos de manutenção, incluindo medidas de proteção contra furtos. O sistema será monitorado continuamente, com manutenção preventiva e ajustes periódicos.

A prestação de contas dos projetos de reconstrução da Trensurb após o impacto das enchentes de 2024 está disponível no site da empresa: trensurb.gov.br/acesso-a-informacao/projetos.


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