De 11 a 13 de setembro, no auditório da Trensurb, aconteceu o VIII Seminário Cidades em Trânsito – Inovações para mobilidade e transportes sobre trilhos. Em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Escala Humana, o evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Seção Rio Grande do Sul (ABEMEC-RS), com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e MÚTUA-RS e apoio da Trensurb – que sediou o seminário –, Sinaleiro, Digicon e Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC).
Durante os três dias de evento – que contou com palestras, debates, concurso de pôsteres e minicursos – especialistas debateram soluções para os desafios da mobilidade, incluindo acessibilidade, transporte sustentável, inovações tecnológicas e respostas a crises, como a recente tragédia climática enfrentada Rio Grande do Sul.
O diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, foi um dos palestrantes e compartilhou suas experiências sobre os desafios enfrentados pela empresa após as enchentes que afetaram o estado. Fagundes destacou a gravidade da situação, com alagamento no pátio da Trensurb e perda total em três estações. Ele também abordou o que considera uma falta de equidade nas críticas recebidas pela empresa em comparação com outras companhias, destacando que a Trensurb retomou as operações, em caráter emergencial com a operação Trilhos Humanitários, em cinco municípios já no final de maio, mesmo mês da inundação.
Fagundes enfatizou as decisões estratégicas tomadas durante a crise, como a desenergização da subestação Farrapos e o recolhimento dos trens para a via elevada em Novo Hamburgo, afirmando que essas medidas foram cruciais para preservar a infraestrutura e os empregos da empresa. "Essa foi uma decisão que salvou nosso futuro e nossos empregos", ressaltou o diretor-presidente.
Vanessa Fraga da Rocha, diretora de Administração e Finanças da Trensurb, também participou do evento, abordando a operação emergencial da Trensurb, chamada "Trilhos Humanitários". Ela destacou a importância social da iniciativa, que incluiu a retomada das operações em tempo recorde e a isenção de tarifa nos primeiros 45 dias após as enchentes, além da contratação emergencial de ônibus para atender usuários que precisam se deslocar até Porto Alegre. "O mais importante é o papel social que a Trensurb, como empresa pública, prestou nesse período", afirmou Vanessa.
O engenheiro mecânico Gustavo Gottert Knies, metroviário da Trensurb, também participou do evento, proferindo a palestra “Expansão do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana".
O Seminário Cidades em Trânsito reafirmou sua importância como um espaço de troca de conhecimentos e debates sobre inovações na mobilidade urbana, destacando a relevância de uma abordagem integrada e humanizada para enfrentar os desafios do setor. Com o apoio de entidades públicas e privadas, o evento mostrou que a busca por soluções sustentáveis e inclusivas é essencial para o futuro das cidades e para garantir um transporte de qualidade para todos. As discussões e iniciativas apresentadas reforçam a necessidade de colaboração entre diferentes setores e da aplicação de tecnologias avançadas para transformar a mobilidade urbana em um pilar de desenvolvimento social e econômico.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.