Como parte do plano de reconstrução das estruturas atingidas pela enchente, a Trensurb está realizando, desde a semana passada, testes no trecho entre as estações Fátima, em Canoas, e Farrapos, em Porto Alegre. "As equipes operacionais e de manutenção estão empenhadas em garantir a segurança, as condições da via e o controle eficiente do tráfego dos trens para a retomada até a Estação Farrapos", afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes.
Durante o processo está sendo observado o comportamento da via tanto do interior dos trens quanto na estrutura ferroviária, para análise de possíveis variações e impactos, para que não venham a comprometer a segurança da operação. Os testes também focam no monitoramento do sistema de energia de tração, para garantir a segurança dos equipamentos elétricos com o aumento do trecho de circulação de trens.
A ação analisa ainda o sistema de sinalização ferroviária e inclui verificações completas de todos os sinais ao longo dos trechos mais afetados, a movimentação das máquinas de chave (aparelho de mudança de via), além da verificação nos sistemas do código de velocidade, componente que libera a circulação do trem na via.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.