Na tarde desta terça-feira (23), na sede da Trensurb, ocorreu o ato de anúncio público de cooperação e parceria técnica e institucional entre a empresa metroviária e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acordo entre as partes prevê ações conjuntas e permite que a PRF utilize a infraestrutura de tecnologia da empresa metroviária, com acesso às estruturas de fibra ótica, rádio digital e câmeras de videomonitoramento junto à BR-116. Estiveram presentes no ato, pela Trensurb: o diretor-presidente Fernando Marroni, o diretor de Operações, Ernani Fagundes, e gestores da empresa. Representaram a PRF: o superintendente no Rio Grande do Sul, Anderson Nunes dos Santos, o chefe da Seção de Inteligência, Marcelo Lopes Remião, e o superintendente-executivo substituto e chefe da Comunicação no estado, Douglas Paveck Bomfim.
Com o acordo, a Trensurb terá mais um parceiro no combate aos furtos dos cabos de sinalização e na qualificação do seu quadro funcional de segurança metroviária. Já a PRF poderá implementar soluções de videomonitoramento e de comunicação ao longo do eixo da rodovia. O documento firmado também prevê ações sociais integradas junto às comunidades com foco em segurança e educação para o trânsito.
“Para nós é uma grande vitória, é importante para a PRF trazer uma segurança de qualidade e poder proporcionar isso com essa parceria que, para nós, é de extrema importância”, afirmou o superintendente Anderson Nunes. O diretor-presidente Fernando Marroni, por sua vez, declarou: “É uma via de duas mãos, nós também seremos muito beneficiados. Essa parceria é muito importante, estamos aqui para unir esforços e reconstruir boas políticas públicas”.
O acordo de cooperação técnica entre Trensurb e PRF havia sido assinado originalmente, de forma eletrônica, em 27 de dezembro, com publicação do seu extrato no Diário Oficial da União em 28 de dezembro. A vigência é até 28 de dezembro de 2028, podendo ser prorrogado.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.