Com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e autoridades políticas, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizou ato nesta sexta-feira (12) para inaugurar uma instalação da campanha Banco Vermelho, iniciativa global para conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra a mulher. A Trensurb, representando o setor de mobilidade urbana, é pioneira no Brasil na instalação dos bancos vermelhos nas estações de trem e integrou o ato de inauguração da campanha no GHC, que também se torna pioneiro entre os hospitais no país.
Trata-se de uma intervenção urbana, onde um banco semelhante aos de praça, na cor vermelha, simboliza o sangue das vidas perdidas pelo feminicídio, mas também o sinal de "PARE”. Os bancos convidam a sentar e refletir, levantar e agir.
Representando a Presidência da Trensurb no evento, a ouvidora Márcia Zorn evidenciou o orgulho da empresa em ser a primeira do setor de mobilidade urbana no Brasil a aderir ao Banco Vermelho: "O Banco Vermelho é uma das faces do nosso compromisso com a causa. A Trensurb tem buscado integrar ações contínuas de conscientização e enfrentamento à violência de gênero. Além de desenvolver campanhas de conscientização, mantemos canais abertos para denúncias e escuta qualificada."
Números alarmantes reforçam a necessidade da campanha
O Brasil ocupa a triste posição de quinto país no mundo que mais mata mulheres. A cada seis horas, uma mulher é morta; em 90% dos casos, os assassinos são homens; a cada seis minutos, uma mulher ou menina é vítima de estupro. Esses números alarmantes reforçam a necessidade de campanhas como essa, que não apenas lembra das vítimas, mas também busca conscientizar e mobilizar a sociedade para enfrentar essa realidade.
A Lei nº 14.942, de 31 de julho de 2024, altera a Lei nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, que institui o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência de gênero. A nova legislação inclui o Projeto Banco Vermelho, ampliando as ações de sensibilização para espaços públicos, estações de trem e metrô. O objetivo é promover a comunicação, disseminar políticas contra a discriminação, oferecer suporte e proteção às mulheres, além de reforçar a divulgação do canal de denúncia, Ligue 180.