Nesta quinta-feira (21), a Galeria Mario Quintana, da Trensurb, completa 18 anos. Localizado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, o espaço cultural apresenta exposições fotográficas e de artes visuais aos cerca de 28 mil usuários que passam diariamente pela estação mais movimentada do metrô gaúcho.
Foi em 21 de março de 2006 – ano do centenário do poeta – que a Trensurb batizou o espaço com o nome de Galeria Mario Quintana. O evento que reinaugurou o local contou com uma exposição de caricaturas de artistas gaúchos e de frases retiradas de poemas de Quintana. Na ocasião, a Companhia Vivarte apresentou performances e intervenções urbanas, partindo da poética de Mario Quintana.
Ao longo dos anos, o espaço cultural já recebeu mais de 100 exposições. “A Galeria Mario Quintana celebra 18 anos de uma trajetória significativa na democratização da arte. Desde sua inauguração, tem sido um palco para a diversidade artística, acolhendo obras de artistas renomados e também daqueles que estão começando suas carreiras”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion. “É com orgulho que reconhecemos o papel fundamental que esta galeria desempenha no dia a dia dos usuários e usuárias da Trensurb que passam pela Estação Mercado e podem ter, durante o trajeto para trabalho, estudo ou lazer, um momento de apreciação de artes visuais”, completa.
Desde 2021, o Sesc-RS é parceiro da Trensurb na manutenção da Galeria Mario Quintana. “Por fim, não podemos deixar de expressar nossa gratidão ao Sesc-RS, grande parceiro em atividades culturais, e a todos e todas artistas que já compartilharam seu talento conosco”, declara o gerente Leonardo Marion.
Mulheres Condutoras em destaque
Desde 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a galeria recebe a exposição Mulheres Condutoras. Ela é parte de uma campanha que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reconhecendo características de mulheres metroviárias que superam desafios, enfrentam preconceitos e são condutoras de um destino inspirador a todas as gerações.
Para a construção do painel em destaque até 15 de maio, metroviárias das mais diversas áreas foram convidadas para serem fotografadas em seu dia a dia na empresa. Além daquelas retratadas na exposição, muitas outras mulheres fazem parte da Trensurb, atuando nas áreas administrativas, operacionais e de manutenção. O painel também reserva um espaço de destaque para homenagear Rubia de Barros, a primeira mulher operadora de trens do Brasil, falecida em 2022.
Para além da exposição, a campanha Mulheres Condutoras: Guiando o caminho, elevando o destino também é veiculada nas redes sociais e nos monitores de trens e estações, apresentando metroviárias de diversas áreas, etnias e idades, com fotos de destaque, acompanhadas de palavras que remetem às qualidades, às atuações, aos hobbies e às características dessas mulheres. Ao destacar as trabalhadoras, para além de sua atuação na empresa, a campanha celebra a paixão e dedicação de todas as mulheres que fazem a Trensurb, sejam metroviárias ou usuárias do metrô. E, ao longo do mês de março, diversos eventos alusivos ao Mês da Mulher ocorrem na Trensurb, tanto nas estações, abertos ao público, como na sede da empresa, dedicados aos metroviários.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.