A Trensurb realiza durante toda esta semana os procedimentos necessários para a reenergização da rede aérea de tração, responsável por fornecer energia elétrica para o funcionamento dos trens. Tal medida faz parte do processo de recomposição dos sistemas elétricos entre as estações Canoas e Mercado, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. As ações implementadas durante esta semana precedem os testes técnicos e de segurança que serão realizados para o futuro restabelecimento da operação plena da Trensurb, necessários à garantia da qualidade, confiabilidade e segurança na circulação dos trens. Vale destacar que, com essa reenergização, embora passe a haver tensão na rede aérea de tração do metrô, antes da reconstrução das subestações e outros equipamentos de energia que foram alagados durante a enchente, ainda não haverá potência suficiente para permitir a operação comercial dos trens no trecho.
Outro fator importante dessas ações refere-se à segurança, já que está havendo uma incidência de furtos de cabos desenergizados nesse trecho, gerando prejuízo financeiro para a empresa e risco operacional aos trabalhadores, além de colocar em risco a retomada da operação em Porto Alegre. Desde o período das enchentes, a Trensurb já sofreu mais de 50 ocorrências de furto de cabos e tentativas de furto, sendo pelo menos 48 no trecho da linha em Porto Alegre, com prejuízo estimado de cerca de R$ 5 milhões.
COM OPERAÇÃO TRILHOS HUMANITÁRIOS, TRENSURB TRANSPORTA MAIS DE 460 MIL PESSOAS DURANTE A EXPOINTER 2024
Número é superior à média semanal de 333.402 passageiros transportados entre julho e agosto deste ano.
TRENSURB SEGUE EM RITMO ACELERADO A INSTALAÇÃO DE DISJUNTORES
Instalação dos cubículos com disjuntores para sistema 3kVcc na Cabine Anchieta teve início hoje, feriado de 7 de setembro. Equipamentos permitirão a circulação segura de trens no trecho entre as estações Canoas e Farrapos, em Porto Alegre, prevista para iniciar em 20 de setembro.
COM AQUISIÇÃO DE DISJUNTORES ELÉTRICOS, TRENSURB AVANÇA EM SOLUÇÃO PARA RECUPERAR SUBESTAÇÕES AFETADAS PELA ENCHENTE
Considerando o longo prazo para recuperação total de equipamentos elétricos para sistemas metroviários, não fabricados no Brasil, e a necessidade imediata de transporte dos usuários até Porto Alegre, Trensurb encontra solução para contingência em curto prazo, em parceria com a CPTM.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM SETEMBRO
Retomadas em julho, atividades acontecem nos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.