Na manhã de domingo (3), quem passou pela Estação Mercado da Trensurb deparou-se com uma atmosfera pouco comum naquele ambiente: havia instrumentos, camisetas de escolas de samba e os clássicos chapéus brancos de aba curta. Após um hiato em função da pandemia de Covid-19, foi retomado, na ocasião, o já tradicional Samba no Trem. Há cerca de duas décadas, a atividade comemora o Dia Nacional do Samba – celebrado em 2 de dezembro – em uma viagem dominical especial de trem que se transforma em uma verdadeira roda de samba. O Samba no Trem teve participação do grupo Samba do Irajá, de Porto Alegre, e da bateria da escola Império do Sol, de São Leopoldo, numa parceria com as secretarias de Cultura de ambos os municípios.
Coordenador do Samba do Irajá, Jesus Machado destaca a tradição do Samba no Trem, do qual participou pela 11ª vez. Segundo ele, a ação busca representar “todos os sambistas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, reunidos dentro do trem pra realizar essa tradição que é o Dia Nacional do Samba”. Ele agradece e ressalta ainda “a parceria com a Trensurb, que nos abriu esse espaço pra continuarmos cultivando essa tradição”.
Porta-bandeira da Império do Sol, Jéssica Silva agradeceu a Trensurb e comemorou a retomada do evento: “Ficamos muito felizes de, pós-pandemia, poder retomar, na coletividade, mostrando nossa cultura popular, convidando todos a participar”. O mestre-sala Gregori Fagundes acrescentou: “É muita felicidade ver todo esse pessoal reunido. E é cultura popular: samba é Brasil e samba é a raiz negra”.
Primeira princesa da Feira e Baile da Diversidade Praça Brigadeiro Sampaio, Geovanna Shanshys participou do Samba no Trem e celebrou a oportunidade de mostrar “essa diversidade cultural que nos une, move, transforma e liberta através do respeito, a empatia e a igualdade”.
Às 10h, os sambistas começaram a se reunir em uma enérgica e musical roda, cativando a atenção de todos que passavam. Como um cortejo, foram tocando em direção ao trem que os aguardava na plataforma, o trem das onze.
O primeiro carro da composição ficou lotado de crianças, idosos e adultos. E, mesmo com as curvas e freadas do trajeto, não havia impedimentos para aqueles que queriam sambar, batucar com as mãos e brincar, ao som das clássicas canções. Em cada estação, novos usuários entravam e muitos mudaram seus destinos para acompanhar os músicos por mais tempo.
Parte dos sambistas desembarcou em São Leopoldo e o restante seguiu numa viagem até Novo Hamburgo e de volta à Estação Mercado. Durante as aproximadas duas horas de trajeto, um sentimento em comum foi compartilhado: o Samba no Trem é um evento que deveria acontecer mais e mais vezes.
Chefe de gabinete da Secretaria de Cultura de São Leopoldo, Luciane Souza acompanhou a atividade e declarou: “O evento é lindo, maravilhoso”. Ela comemorou a retomada do Samba no Trem e agradeceu a parceria da Trensurb, afirmando esperar construir algo ainda maior para o próximo ano.
Agente da segurança metroviária, Joaquim Assis participou da organização do evento por parte da Trensurb. Ele ressaltou também a tradição da atividade, comemorou sua retomada e afirmou: “O Samba é arte, é cultura”.
APOIO E SOLIDARIEDADE: AÇÕES DO PROJETO HELP NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB ALCANÇAM 16 MIL PESSOAS EM 2024
Iniciativa conta com dinâmicas e acolhimento a pessoas em vulnerabilidade emocional. Próxima ação acontece na Estação Novo Hamburgo, no sábado (18), das 10h às 12h.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA DE PRODUTOS
Equipamentos já presentes em três estações trazem mais praticidade e conforto para os usuários do metrô, além de receita comercial para a empresa.
EM ANO DESAFIADOR, MAIS DE 85% DOS USUÁRIOS DA TRENSURB RECONHECEM ESFORÇO E APONTAM SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EMPRESA
Resultado, que é o maior dos últimos cinco anos, foi obtido em pesquisa realizada pela Amostra Instituto de Pesquisa, que ouviu usuários em todos os turnos e estações dos trens.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.