Na tarde de terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, a Trensurb realiza ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. A partir das 14h, dezenas de exemplares de publicações diversas serão deixados nos assentos de trens partindo da Estação Novo Hamburgo, com marcadores de páginas que apresentam a iniciativa e o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. A ideia é que os passageiros encontrem os volumes e, após terminarem sua leitura, possam repassá-los a outros leitores.
A atividade marca a retomada do projeto, suspenso desde as enchentes de maio no estado. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural, buscando incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela biblioteca. O Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro comemorando a data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado – fechada em função das enchentes – e Novo Hamburgo. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervoda biblioteca conta com mais de 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até o Espaço Multicultural em Novo Hamburgo e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.