Na tarde de terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, a Trensurb realiza ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. A partir das 14h, dezenas de exemplares de publicações diversas serão deixados nos assentos de trens partindo da Estação Novo Hamburgo, com marcadores de páginas que apresentam a iniciativa e o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. A ideia é que os passageiros encontrem os volumes e, após terminarem sua leitura, possam repassá-los a outros leitores.
A atividade marca a retomada do projeto, suspenso desde as enchentes de maio no estado. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural, buscando incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela biblioteca. O Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro comemorando a data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado – fechada em função das enchentes – e Novo Hamburgo. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervoda biblioteca conta com mais de 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até o Espaço Multicultural em Novo Hamburgo e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.