Em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, a Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde desta terça-feira (9), distribuindo 160 exemplares pelos assentos de dois trens que partiam da Estação Mercado. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, buscando incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela biblioteca do metrô.
O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 9 de abril por se tratar da data de publicação, em 1980, do Decreto Nº 84.631, que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, além do Dia do Bibliotecário.
Mariele Nunes, de 27 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação. Ela considera que a atividade alusiva ao Dia da Biblioteca é um importante ato de incentivo para que todos leiam, incluindo os mais jovens, de forma a contribuir no desenvolvimento da escrita e pessoal. “Ter a possibilidade de acessar a biblioteca é ótimo, pois, no dia a dia, nosso tempo é corrido, mas saber que o espaço vai estar ali já é um alívio, pois a leitura é muito importante”, afirma.
Maria Cleia Costa, de 64 anos, também esteve em um dos trens em que os livros foram compartilhados. Para ela, ir até uma biblioteca e retirar um livro proporciona a possibilidade de se sentir parte da história, experimentar aquilo que está sendo relatado. “É amor, é afeto, é poder tocar e compreender ainda mais a mensagem, ler é muito importante para a educação”, complementa.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
COM OPERAÇÃO TRILHOS HUMANITÁRIOS, TRENSURB TRANSPORTA MAIS DE 460 MIL PESSOAS DURANTE A EXPOINTER 2024
Número é superior à média semanal de 333.402 passageiros transportados entre julho e agosto deste ano.
TRENSURB SEGUE EM RITMO ACELERADO A INSTALAÇÃO DE DISJUNTORES
Instalação dos cubículos com disjuntores para sistema 3kVcc na Cabine Anchieta teve início hoje, feriado de 7 de setembro. Equipamentos permitirão a circulação segura de trens no trecho entre as estações Canoas e Farrapos, em Porto Alegre, prevista para iniciar em 20 de setembro.
COM AQUISIÇÃO DE DISJUNTORES ELÉTRICOS, TRENSURB AVANÇA EM SOLUÇÃO PARA RECUPERAR SUBESTAÇÕES AFETADAS PELA ENCHENTE
Considerando o longo prazo para recuperação total de equipamentos elétricos para sistemas metroviários, não fabricados no Brasil, e a necessidade imediata de transporte dos usuários até Porto Alegre, Trensurb encontra solução para contingência em curto prazo, em parceria com a CPTM.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM SETEMBRO
Retomadas em julho, atividades acontecem nos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.