Anualmente, a Trensurb realiza a pesquisa de satisfação e perfil socioeconômico dos usuários do sistema metroviário. São feitos três levantamentos, um qualitativo, um quantitativo e um quali-quantitativo. No total, foram 2.390 entrevistas realizadas e mais uma ação com 10 participantes, sendo duas pessoas com deficiência e uma pessoa LGBTQIA+. A margem de erro é de dois pontos percentuais com nível de confiança de 95%. A empresa contratada responsável foi a Amostra Instituto de Pesquisa.
A pesquisa foi realizada nos três turnos, todos os dias da semana e em todas as estações, conforme o fluxo de usuários nas estações e dias de semana. O objetivo é conhecer os hábitos dos usuários em relação ao metrô e oportunidades de melhoria identificadas por eles, além de constituir-se também em ferramenta de gestão que possibilita a mensuração das opiniões dos usuários, o conhecimento de suas principais necessidades e seu perfil socioeconômico, auxiliando na tomada de decisões dos gestores da empresa.
Perfil dos usuários
Conforme a pesquisa, o perfil de usuários mais frequentes do metrô operado pela Trensurb é o seguinte: são mulheres (56,4%), com idade entre 20 e 39 anos (54%), solteiros(as) (66,8%), com ensino médio completo (41,4%), renda individual entre R$ 2.641 e R$ 6.600 (95%) e, principalmente, empregados da iniciativa privada (48,6%).
Hábitos de deslocamento
O levantamento demonstra que 63,8% dos entrevistados utilizam o trem há mais de cinco anos e que 54,5% são usuários habituais, utilizando o trem no período de segunda a sábado. A residência e o local de trabalho são as principais origens – 43,6% e 37,7 respectivamente – e destinos – 45,4% e 32,6% - dos passageiros do metrô. 51,7% dos entrevistados afirma deslocar-se a pé até a estação de embarque e 28% utilizam ônibus. 59,4% deles leva até vinte minutos para chegar à estação. Após desembarcar do trem, 51,8% dos usuários costumam completar o percurso a pé e 27,4%, de ônibus.
Avaliações
Em 2023, o índice de satisfação geral dos usuários aumentou para 85% - em 2022, o índice de satisfação geral foi de 83,2%. A pesquisa quantitativa aponta que 63,2% dos entrevistados consideram-se satisfeitos, de maneira geral, com os serviços prestados pela Trensurb, enquanto 21,8% se dizem muito satisfeitos. Apenas 2,2% dos entrevistados se declararam insatisfeitos e 7% pouco satisfeitos.
O Diretor de Operações, Ernani Fagundes, avalia que “podemos ficar satisfeitos, pois atingimos um índice bom e esse valor não é qualquer coisa para quem presta serviços. Nossa atividade aqui é prestar serviço, então quem recebe já tem a sua análise na hora do serviço e essa pesquisa é o resultado daquele momento e daquelas circunstâncias, então é nessa pesquisa que vemos uma oportunidade de melhoria, que temos e trabalharemos para sempre melhorar”.
Quando perguntados se recomendariam o sistema de transporte Trensurb, 96,3% afirmaram que sim.
Confira os dados anuais de satisfação geral na tabela a seguir.
Ano
|
Nível de satisfação geral com os serviços da Trensurb
|
2023
|
85%
|
2022
|
83,2%
|
2021
|
81,7%
|
2020
|
74,9%
|
2019
|
70,4%
|
Segundo a avaliação dos usuários, o item com melhor índice de satisfação é a iluminação dos trens (92,3%), seguido da limpeza e a conservação dos trens (84,8%), do atendimento dos funcionários da bilheteria (80,7%), limpeza e conservação de estações (79,4%) e atendimento dos funcionários na catraca (77,6%).
Os participantes ressaltaram que o principal benefício do trem é a agilidade/rapidez no deslocamento e, em segundo lugar, vem o preço da passagem e a praticidade desse tipo de transporte, ao ser comparado com outros modais.
Entre os temas abordados, aqueles com menor grau de satisfação foram a mendicância, comércio irregular e apresentações não autorizadas (28,5%), a lotação dos trens (30,6%), os elevadores (36,4%) e as escadas rolantes (39,4%).
“Nós estamos comprometidos em monitorar esses itens. As melhorias de infraestrutura já estão previstas no planejamento estratégico e no plano de negócios de 2024 da Trensurb, incluindo melhorias nas escadas rolantes e elevadores”, afirma o diretor-presidente Fernando Marroni. “A empresa dará prioridade para garantir que esses sistemas funcionem com qualidade e disponibilidade. Os demais também serão abordados pela empresa’’, conclui.
Confira, na tabela, os resultados do índice de satisfação (soma de satisfeitos e muito satisfeitos) dos serviços oferecidos:
Satisfação com serviços oferecidos
|
2021
|
2021
|
2022
|
2023
|
Iluminação dos trens*
|
94,1
|
92,3
|
||
Limpeza e conservação dos trens*
|
84,3
|
84,8
|
||
Atendimento dos funcionários da bilheteria
|
73,6
|
75,5
|
70,5
|
80,7
|
Limpeza e conservação das estações
|
79,9
|
71,2
|
80,4
|
79,4
|
Atendimento dos funcionários na catraca*
|
68,2
|
77,6
|
||
Iluminação das estações*
|
75,7
|
75,3
|
||
Atendimento dos funcionários da segurança
|
68,7
|
72,5
|
75,2
|
75,1
|
Tempo de espera na bilheteria
|
67,3
|
67,2
|
65,7
|
73,6
|
Infraestrutura/instalações no que diz respeito ao
ar-condicionado nos trens
|
52,1
|
66,2
|
66,2
|
66,4
|
Satisfação com os avisos sonoros nas estações e trens
|
69,9
|
73,8
|
66,1
|
65,7
|
Segurança, violência, assaltos, furtos e roubos no
interior das estações, trens e passarelas
|
60,6
|
59,5
|
68,3
|
65,4
|
Intervalo de tempo entre trens
|
48,7
|
57,7
|
53,6
|
60,7
|
Variedade de lojas e serviços existentes nas estações
|
51,3
|
46,6
|
48,3
|
51,5
|
Infraestrutura/instalações das escadas rolantes
|
38,4
|
36,4
|
||
Lotação nos trens
|
27,9
|
30,8
|
30,3
|
30,6
|
Mendicância, comércio ilegal e apresentações informais no
interior dos trens e estações
|
24,2
|
25,2
|
28,1
|
28,5
|
Nível de satisfação geral com a Trensurb
|
74,9
|
81,7
|
83,2
|
85
|
* itens incluídos em 2022.
Os resultados da tabela são a soma das alternativas “muito satisfeito e satisfeito”.
Novos índices
Pela primeira vez, a empresa mediu os níveis de assédio, racismo e LGBTQIA+fobia, como forma de compromisso com a diversidade.
A maioria dos usuários não sofreu nenhum tipo de assédio ao utilizar o sistema, no entanto, 12,6% relataram ter sido vítimas dessa prática e 26,9% relataram ter presenciado casos de assédio. Ao se considerar o volume de usuários desse sistema, não são desprezíveis os casos de assédio aos usuários, sendo as mulheres as principais vítimas. Por meio de ações focadas em questões de diversidade e inclusão, promovidas pelo Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb, a empresa já tem procurado atentar para esses dados e desenvolver estratégias para o combate.
A maioria dos usuários não sofreu nenhum tipo de racismo ao utilizar o sistema e 17,7% relataram ter presenciado casos de racismo. Os números de casos de racismo são menores que os de assédio.
Sobre esses casos, o diretor Marroni afirmou que “independentemente da quantidade, a empresa repudia toda e qualquer forma de assédio e preconceito. Por isso, trabalha para que os índices sejam zerados. O transporte público e de qualidade também deve ser inclusivo e seguro, para todos e todas”.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.