A partir desta quinta-feira (5), a Galeria Mario Quintana, da Trensurb, recebe nova exposição destacando obras de autoria de Carlos Wladimirsky e Ubiratan Fernandes, parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. O projeto foi desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - a biblioteca da Trensurb -, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Mensalmente, de janeiro de 2022 a junho de 2023 (com hiato no período eleitoral), os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgaram imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também foram veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoiou o projeto. A curadoria da Coletânea foi do poeta e ex-assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico. Essa é a quinta e última exposição destacando obras que foram parte do projeto, em cartaz até 15 de janeiro na galeria mantida pela Trensurb em parceria com o Sesc-RS.
Natural de Porto Alegre, Carlos Wladimirsky é pintor, gravador e desenhista. Produzindo arte desde os anos 1970, formou-se em História e estudou pintura em Lisboa. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. As produções selecionadas por ele para integrar a Coletânea são desenhos em técnica mista intitulados Os mundos de Alice. "São obras significativas de minha produção", afirma. "Cada desenho possui várias camadas gráficas e aguadas de cor, no papel de algodão. Meu trabalho é um resgate de uma memória primitiva e antropológica da história da humanidade. E isso acontece criando imagens poéticas", relata Wladimirsky.
Artista independente, Ubiratan Fernandes é autodidata em desenho e esculturas, mas estudou pintura e desenho, formalmente, na Faculdade de Belas Artes de Barcelona, em 1991 e 1992. Nascido em Santana do Livramento, participou de exposições pelo Brasil e o mundo desde os anos 1980. As produções selecionadas por ele para integrar a Coletânea são duas pinturas, intituladas Homem/Mulher e Bicicleta, além de um mural feito com 45 mil tampas de garrafa pet, que retrata duas crianças sorrindo e tem como tema o combate ao trabalho infantil. “Sou um artista engajado em causas sociais e procuro através do meu trabalho levar reflexões sobre a vida contemporânea nas grandes cidades”, explica Fernandes.
Exposição Coletânea dos Artistas Gaúchos - Carlos Wladimirsky e Ubiratan Fernandes
Quando: de 5 de outubro a 15 de janeiro, todos os dias, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 4,50 – tarifa unitária do metrô.
Arte: Carlos Wladimirsky
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.