Nesta quarta-feira (18), as estações Santo Afonso, Fenac e Novo Hamburgo, da Trensurb, receberam uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (EVESCA) de Novo Hamburgo. O Comitê integra as secretarias municipais de Segurança, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar e Conselho de Direitos da Criança e Adolescente.
No final da manhã e início da tarde, os participantes da ação responderam dúvidas dos usuários do metrô e buscaram chamar atenção para a importância de realizar a denúncia. Material gráfico informativo foi distribuído pelos próprios membros do comitê, funcionários públicos e do Conselho Tutelar. O material informava o objetivo do Comitê Evesca, de propor, fortalecer e acompanhar políticas públicas e outras estratégias que promovam e assegurem os direitos humanos de crianças e adolescentes vulneráveis à violência sexual. Também destacava os principais números de telefone para denúncia de situações de abuso e exploração, como o do Conselho Tutelar (51 3524-4284), Polícia Civil (51 3582-3553), Brigada Militar (190) e Disque Direitos Humanos (100).
Assistente social da Secretaria de Segurança, Rúbia Geane Goetz explica: “O evento de hoje teve o objetivo de informar a comunidade sobre a data de 18 de maio. Nesta data, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, assim sendo, nosso objetivo foi entregar à população informações com os canais de denúncia das situações e promover a proteção social desse público”. Sobre a recepção do público, ela afirma: “As pessoas receberam bem o material. Como estavam em deslocamento não houve muito tempo para diálogos, mas as informações foram passadas nos informativos entregues. A divulgação dos canais de denúncia sobre essas situações é fundamental para que a população se sinta segura em realizar as denúncias”.
A conselheira Madalena Soares, do Conselho Tutelar, afirma que “essa ação é conjunta. Talvez essa tenha sido a primeira ação conjunta entre os serviços que atuam na frente da garantia de direitos, SMED, SDS, Segurança e Conselhos Tutelares. É ótimo ter parceiros de causa, pessoas envolvidas. Não estamos só, a ânsia e o sofrimento tenho compartilhado e surgiram novas ideias e logo a prática”. Ela ainda afirma estar “realizada de saber que um sonho compartilhado pode tornar-se realidade. Buscamos a implementação da Lei 13.431/17, escuta protegida, e o fluxo para não revitimizar a vítima”. Madalena destaca a reação de uma usuária do metrô que a impactou: ela disse que gostaria que houvesse esse tipo de incentivo à denúncia quando era criança, pois foi violentada e acabou não podendo falar.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.