Neste sábado (25), das 10h às 12h, estações da Trensurb no Vale do Sinos recebem ações promovidas pela associação de Serviço de Paz (Serpaz) e pelo projeto Help. A atividade do Serpaz ocorre na Estação São Leopoldo e é alusiva aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Na ocasião, um grupo da associação irá realizar panfletagem e distribuir abraços ao som de música ao vivo executada por membros de uma escola de música local. Conforme a coordenação do Serpaz, o objetivo da iniciativa “é promover reflexões que possam oportunizar uma mudança social através do respeito às questões de gênero e valorização da paz”.
Já o projeto Help realiza, mais uma vez, a ação Vida sobre Trilhos na Estação Novo Hamburgo. Na atividade focada em saúde mental e valorização da vida, voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público participante da ação alcance suas próprias histórias de superação. O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 2392-6910.
A parceria da Trensurb com o Help teve início em outubro do ano passado e a ação desta semana será a 55ª desde então, alcançando, ao longo desse período, 13,6 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem. Ao todo, 193 pessoas foram atendidas no Cantinho do Desabafo e mais de 50 voluntários participaram das atividades. Estão programadas ações nas estações até o fim do ano, sempre aos sábados, das 10h às 12h.
Brasil Sem Misoginia
Está marcada para segunda-feira (27), a assinatura, por parte da Direção da Trensurb, do termo de adesão à iniciativa Brasil Sem Misoginia, promovida pelo Ministério das Mulheres, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento à misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres. Além de aderir à iniciativa, a Trensurb está preparando, em parceria com os municípios da região, uma série de atividades nas estações, alusivas aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Os 21 Dias de Ativismo baseiam-se em uma mobilização internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre todos os anos, com início em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, indo até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 6 de dezembro. No Brasil, as ações estendem-se por 21 dias, tendo início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra – considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.