O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca da Trensurb – recebeu uma doação de livros da poeta e escritora Marilice Costi. Ela já participou de projetos culturais da Trensurb, como a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, em 2020, recitando poemas de sua autoria.
Marilice é escritora, editora, artista plástica, arquiteta e arteterapeuta. Tem experiência docente, ministra cursos, workshops e oficinas desde 1995, trabalhando com técnicas para desbloqueio da escrita. Membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, tem entre suas publicações: As palavras e o cuidado - Arteterapia e Literatura (2018); A Fábula do Cuidador (2016); Gatilho nas palavras (2012) e Tempos Frágeis (2009). Recebeu distinções como o Prêmio Brasil Criativo SP/2014 (Revista O Cuidador), Prêmio Nacional Mario Quintana, Prêmio Petrobras e o Prêmio Açorianos. Em 2001, publicou seu livro Como controlar os lobos? – Proteção para nossos filhos com problemas mentais, uma das obras doadas, que a autora convida os associados do EMLsT e usuários da Trensurb a lerem.
Sobre a doação, Marilice afirma: “A literatura deve ser acessível às pessoas. Além de ampliarem sua sensibilidade e sua empatia, o humanismo e a solidariedade, e de conhecerem formas diferentes de escrita, estilos diferentes, os leitores fortalecem a sua memória e aprendem melhor a língua portuguesa, que é a sua língua mãe”. A autora declara ainda: “Escritores existem se existirem leitores. Creio que exerço meu papel de cidadã ao facilitar o acesso ao meu trabalho”.
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion agradece a doação de Marilice e lembra: “O acervo do Espaço Multicultural é ampliado apenas por meio de doações, por isso é sempre muito satisfatório recebermos novos títulos, especialmente de uma autora da estatura da Marilice Costi”. O gerente destaca também a atuação da biblioteca, que “desempenha um importante papel buscando a democratização da leitura e maior facilidade no acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”.
Livros sobre Trilhos
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.