Em uma parceria com a Fundação La Salle, a partir de quinta-feira (15), seis estações da Trensurb recebem intervenções alusivas ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher e conscientização e combate à violência de gênero. As ações estão programadas para acontecer nas estações Canoas (15/8, 8h30), Mathias Velho (15/8, 13h30), Sapucaia (21/8, 8h30), São Leopoldo (27/8, 8h30), Novo Hamburgo (27/8, 8h30) e Esteio (29/8, 8h30, 13h30 e 17h).
O objetivo é transformar as estações em espaços de sensibilização e reflexão sobre a importância da proteção às mulheres e o enfrentamento à violência. As intervenções buscam criar um ambiente de apoio e conscientização para os passageiros e as comunidades nos respectivos territórios. Banners, cartazes, marca-páginas e outros materiais serão expostos e entregues aos usuários do metrô.
Concurso literário
Além das intervenções nas estações, La Salle e Trensurb também realizam o concurso literário Caminho Lilás, com inscrições abertas até 15 de setembro. O concurso é uma oportunidade para que a população compartilhe suas vozes sobre temas essenciais como "Ser Mulher” e "As Mulheres no Enfrentamento à Violência”, visando fortalecer a conscientização e o debate sobre a violência de gênero, promovendo uma cultura de respeito e equidade. Os participantes podem submeter poemas, contos ou crônicas que abordam essas questões com sensibilidade e profundidade. Para se inscrever no concurso ou obter mais informações, acesse
bit.ly/4bZf09u.
Trensurb contra a violência de gênero
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor desse movimento mundial da ONU Mulheres, que busca envolver toda a sociedade, inclusive os homens, na promoção da igualdade de gênero. Em 2023, a empresa instituiu sua Política de Gênero, Raça e Diversidade e um Núcleo de Apoio à Diversidade. No mesmo ano, aderiu à iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que busca envolver diversos setores em uma mobilização nacional para enfrentamento da misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.