A Trensurb segue com todos os esforços necessários à recomposição dos sistemas mínimos para retomar a operação plena entre as estações Novo Hamburgo e Mercado. Na última quinta-feira (29), chegaram à empresa os cubículos com disjuntores para o sistema 3kVcc, adquiridos em uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM e que permitirão, após a instalação, realizar a circulação segura de trens no trecho entre as estações Canoas e Farrapos, prevista para ser retomada no dia 20 de setembro. Os equipamentos - sobressalentes para a CPTM - foram adquiridos a um valor de R$ 2,5 milhões e visam acelerar a retomada da operação plena da Trensurb. A solução permitirá a proteção elétrica do sistema e a identificação de falhas de maneira assertiva, limitando o impacto de uma falha a um trecho significativamente menor da ferrovia.
O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, declara que "os equipamentos sobressalentes à companhia, usados em subestações ou cabines seccionadoras, servirão para a Trensurb realizar a reposição do material danificado pelas enchentes ocorridas no início de maio. A CPTM está ciente da importância do transporte sobre trilhos para a região de Porto Alegre e uniu esforços com a Trensurb para agilizar a normalização plena da operação".
Por sua vez, o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, corrobora o espírito de união entre as empresas ao afirmar que “a viabilização dessa negociação com a CPTM é a consolidação de um relacionamento e parceria entre a Trensurb e a companhia paulista onde a reciprocidade é uma constante". Ernani lembra ainda que, em 2019, a Trensurb também forneceu equipamentos para o Centro de Controle de operações da CPTM.
Atualmente, outra limitação imposta à operação da Trensurb se dá na condução de trens até o pátio de manutenção da empresa, localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre, além da realização de manobras dos trens no próprio pátio e da execução de testes de manutenção que dependem da rede aérea de energia de tração, uma vez que sua proteção usualmente é realizada por equipamento dedicado na Cabine Anchieta, atualmente fora de operação. No estado atual do sistema de proteção, tais manobras e testes são realizados exclusivamente nos horários de vale, dificultando os serviços de manutenção dos trens.
Com a aquisição dos cubículos com disjuntores, os quais serão instalados por empresa especializada já nesta semana, a Trensurb permitirá a circulação segura de trens no trecho que vai da Estação Canoas até a Estação Farrapos, a partir de 20 de setembro, sendo esta a primeira etapa de um macroprocesso de recuperação das subestações e cabines afetadas pela enchente.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.
TRENSURB E FUNDAÇÃO LA SALLE REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVA AO AGOSTO LILÁS EM ESTAÇÕES DO METRÔ
Material gráfico informativo foi distribuído a usuários do serviço de transporte nas estações Canoas e Mathias Velho.