Nesta quarta-feira (10), a Estação Mercado da Trensurb recebeu uma feira de artesanato indígena, atividade alusiva ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A proposta foi dar visibilidade à diversidade dos povos originários e valorizar as etnias nativas do Rio Grande do Sul. Dois estandes de representantes da etnia Kaingang expuseram pulseiras, colares, cestos e diversos outros artigos feitos à mão com materiais como sementes, penas e miçangas.
Uma das artesãs, Rosa Valdirene Riveira, comenta a importância da ação: “Eu gostei muito dessa oportunidade. Temos que mostrar que resistimos todos os dias, porque tem muita gente que fala que esse não é o nosso lugar, mas é sim. Onde quisermos colocar nosso artesanato, nós vamos colocar. Chegamos aqui primeiro e vamos batalhar para continuar aqui”. Responsável por um dos estandes, a artesã Teresinha Loureiro também falou de sua satisfação em expor seu trabalho no metrô: “Eu gostei de expor meus artesanatos aqui, fazia tempo que eu não colocava em um lugar com tanta gente e isso é importante, porque assim mais pessoas podem conhecer o meu trabalho”.
Originalmente, estava prevista a participação também de representantes das etnias Guarani e Charrua, porém eles não puderam comparecer à atividade.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.