Nesta quarta-feira (10), a Estação Mercado da Trensurb recebeu uma feira de artesanato indígena, atividade alusiva ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A proposta foi dar visibilidade à diversidade dos povos originários e valorizar as etnias nativas do Rio Grande do Sul. Dois estandes de representantes da etnia Kaingang expuseram pulseiras, colares, cestos e diversos outros artigos feitos à mão com materiais como sementes, penas e miçangas.
Uma das artesãs, Rosa Valdirene Riveira, comenta a importância da ação: “Eu gostei muito dessa oportunidade. Temos que mostrar que resistimos todos os dias, porque tem muita gente que fala que esse não é o nosso lugar, mas é sim. Onde quisermos colocar nosso artesanato, nós vamos colocar. Chegamos aqui primeiro e vamos batalhar para continuar aqui”. Responsável por um dos estandes, a artesã Teresinha Loureiro também falou de sua satisfação em expor seu trabalho no metrô: “Eu gostei de expor meus artesanatos aqui, fazia tempo que eu não colocava em um lugar com tanta gente e isso é importante, porque assim mais pessoas podem conhecer o meu trabalho”.
Originalmente, estava prevista a participação também de representantes das etnias Guarani e Charrua, porém eles não puderam comparecer à atividade.
TRENSURB REAFIRMA META DE 24 DE DEZEMBRO PARA CIRCULAÇÃO DE TRENS ATÉ ESTAÇÃO MERCADO
Empresa prossegue com todo empenho em seu plano de reconstrução.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA ESTAÇÃO FARRAPOS RETRATA A RECONSTRUÇÃO DA TRENSURB APÓS ENCHENTE
“Galeria Trilhos Humanitários: Uma História de Reconstrução” traz imagens de momentos marcantes, incluindo impactos dos alagamentos e trabalho dos metroviários para restabelecer serviços.
ESTAÇÃO FARRAPOS VOLTA A ABRIGAR CENTRAL DE ACHADOS E PERDIDOS DA TRENSURB
Enquanto estação ficou fechada, serviço foi disponibilizado temporariamente em São Leopoldo.
NAZUR GARCIA É O NOVO DIRETOR-PRESIDENTE DA TRENSURB
Nomeação ocorreu durante reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada nesta sexta-feira (27).