Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA EM INSTANTES

ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA EM INSTANTES

04.04.2013

Iniciativa de Leandro Selister utiliza QR Codes, disponíveis no metrô até setembro, para divulgação de flagrantes fotográficos e interação com o público. Novos códigos e fotos chegam a cada semana nas 19 estações.

A partir da próxima segunda-feira, 9, a Trensurb recebe mais um projeto de intervenção urbana do artista plástico Leandro Selister - 11 anos após a execução de suas intervenções intituladas Cotidiano. A nova proposta artística é o projeto Em Instantes – Conectar, Colecionar, Compartilhar.

A iniciativa consiste na utilização de QR Codes (códigos de barras em duas dimensões que podem conter qualquer tipo de informação), impressos em adesivos, que serão afixados nas 19 estações do metrô que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo.

O usuário do trem será convidado a escanear o código com seu celular – através de softwares de leitura de QR Codes, disponíveis gratuitamente na internet para download – e, a partir daí, visualizar uma das 25 imagens, flagrantes fotográficos, que o artista irá fazer no período de seis meses. Os flagrantes serão registrados nas seis cidades que fazem parte do percurso diário de milhares de usuários.

Ao conectar-se com o projeto através dos QR Codes, os usuários poderão compartilhar essas imagens nas redes sociais, enviar por e-mail ou imprimi-las em formato 20x20cm. O projeto inicia no dia 9 de abril com a disponibilização da primeira imagem do projeto, além de uma explicação de sua dinâmica. A cada semana, o código será substituído em todas as estações, apontando para uma nova imagem disponível para download e compartilhamento.

Segundo o artista, o objetivo maior dos seus projetos é a comunicação e interação com o grande público. Com a utilização dos QR Codes, celulares, internet e redes sociais, Selister espera que o projeto Em Instantes atinja o maior número possível de pessoas e que os seus registros ultrapassem as fronteiras do Rio Grande do Sul.

O autor

Leandro Selister, é bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde foi professor substituo no ano de 2006. Em 2000, criou o site Artewebbrasil, dedicado a produção artística no Rio Grande do Sul e editado até 2009. É curador da Micro Galeria de Arte Acessível do StudioClio em Porto Alegre – juntamente com Blanca Brites. Participa de exposições coletivas desde o ano 2000, tendo realizado também várias exposições individuais e projetos de intervenção urbana, com destaque para Cotidiano – nas estações e composições da Trensurb –,vencedor do II Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Já ganhou diversos prêmios em salões de arte e também em design, entre os quais destacam-se: o I Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de Porto Alegre em 2006, o Prêmio IDEA/Brasil – Excelência em Design – Categoria Design de Ambientes, em 2009. Publicou três livros, entre os quais Há tempo atento ao tempo, em 2011, abrangendo os últimos oito anos de sua produção fotográfica, através de apoio do Fumproarte, da Prefeitura de Porto Alegre. Desenvolve o projeto Coisas do Cotidiano, através da sua página no Facebook, desde 2010, trabalhando com a questão da imagem e da palavra. Vive em Porto Alegre, onde trabalha em escritório próprio como fotógrafo e designer.

Serviço

O que: projeto de intervenção urbana Em Instantes – Conectar, Colecionar, Compartilhar.
Quando: de 9 de abril a 24 de setembro, das 5h às 23h20.
Onde: nas 19 estações da Trensurb, em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Foto: Leandro Selister

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3667&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000