O Ministério da Economia divulgou, na quarta-feira (14), a 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, instrumento de avaliação contínua das estatais federais, que verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. De um total de 55 empresas avaliadas, 28 receberam as certificações dos níveis 1 e 2, incluindo a Trensurb. A empresa metroviária obteve a nota de 9,05 – de um máximo de 10 –, sendo enquadrada no segundo quartil entre as avaliadas e, por isso, recebendo a certificação de nível 2.
Além da avaliação do cumprimento dos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas aplicáveis às empresas, neste 6º ciclo do IG-Sest, foi ampliado o número de itens de diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que já haviam sido incluídas no ciclo anterior, inclusive em aspectos relacionados à promoção da equidade, da diversidade e da responsabilidade ambiental.
Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, o recebimento da certificação “é uma conquista da empresa no seu compromisso de ter um sistema de gestão o mais moderno possível. Isso coloca a Trensurb em uma excelente avaliação sob o prisma internacional”.
Indicador de Governança IG-Sest
A 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest avaliou 55 estatais, sendo 43 de controle direto e 12 subsidiárias. Dentre as estatais avaliadas, 14 foram classificadas no grau de governança de nível 1 e outras 14, no nível 2. As demais não receberam classificação.
As empresas classificadas nos níveis mais altos obtiveram notas de 8,06 a 10, calculadas conforme metodologia prevista no regulamento. Participaram da Comissão de Avaliação do IG-Sest, servidores da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e, como membros independentes, representantes da Brasil Bolsa Balcão (B3); da Fundação Dom Cabral (FDC); da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Universidade de Brasília (UnB).
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.