A Resolução do Conselho de Administração da Trensurb nº 0003/2023, de 4 de abril, aprovou a Política de Gênero, Raça e Diversidade da empresa. A finalidade do documento, conforme seu artigo inicial, é “institucionalizar e estimular os melhores valores de convivência, onde serão primordiais as questões que tratam de diversidade, igualdade e inclusão”.
Um grupo de trabalho havia sido instituído em 2022, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para elaborar a Política, buscando institucionalizar o compromisso histórico da Trensurb em favor da diversidade e da equidade de gênero e raça como uma política oficial da empresa. Coordenador do grupo de trabalho, o metroviário Rodolfo Campos afirma que “é uma política que irá fomentar, através da gestão da empresa, a diversidade, o respeito, a igualdade e a equidade”.
Ele relembra algumas das iniciativas que evidenciaram esse compromisso da Trensurb ao longo dos anos: em 2013, formou-se um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres; no mesmo ano, a empresa aderiu ao antigo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que buscava promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.
Campos – que também foi coordenador da comissão interna do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e hoje é o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) – conta que a proposta de institucionalizar a busca pela equidade e o respeito à diversidade teve inspiração em uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Há alguns anos, o tribunal criou uma política similar a que foi aprovada na Trensurb. A exemplo do TRT-4, a empresa contará com um comitê responsável por implementar e operacionalizar a Política de Gênero, Raça e Diversidade.
Para o diretor-presidente Pedro Bisch Neto, “a aprovação dessa nova Política, na verdade, é uma reafirmação de que a empresa não convive com o preconceito”. O dirigente destaca que a Trensurb “é pioneira em termos de inovação em relação à diversidade. A novidade é que agora isso fica estabelecido e documentado, é uma política oficial, um documento formalizado”.
As diretrizes da nova Política destacam a importância da capacitação e da formação de conhecimento, no âmbito da Trensurb, a respeito de questões que envolvem o tema gênero, raça e diversidade, buscando a conscientização e o estímulo dos melhores valores de convivência. Descrevem também a necessidade de se dar visibilidade à Política e seus temas por meio de uma comunicação que gere engajamento e inclusão. Alguns dos principais temas a serem abordados dentro das iniciativas propostas pela Política são os valores de convivência, a diversidade, a igualdade e a equidade, buscando-se referências nacionais e internacionais, sempre que possível com abordagens inovadoras. O documento também ressalta a diversidade como “elemento-chave para a modernidade das empresas e dos negócios, pois considera que a combinação variada de pessoas observando determinado problema aumenta a chance de encontrar soluções inovadoras”.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.