Nesta terça-feira (25), completam-se 43 anos da fundação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb. A empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição realizada no dia 25 de abril de 1980, após autorização da Presidência da República por meio do Decreto nº 84.640, de 17 de abril de 1980. O documento deu permissão à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) para constituir, então como sua subsidiária, a Trensurb, com a “finalidade de implantar e operar serviço de trens urbanos na Região Metropolitana de Porto Alegre” e capital social, à época, de Cr$ 6,8 bilhões. Cinco anos mais tarde, em 2 de março de 1985, ocorria a cerimônia de inauguração do metrô e, dois dias depois, o início da operação comercial com a abertura do sistema ao público em geral. Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto destaca que, desde então “a empresa transportou mais de 1,5 bilhão de passageiros nas condições que operamos: transporte elétrico não poluente, aliviando o fluxo nas vias e na BR, oferecendo um serviço rápido, eficiente, pontual e seguro aos passageiros”.
Constituição da empresa
Realizada em 25 de abril de 1980, a assembleia geral de constituição da Trensurb foi presidida pelo então presidente da Rede Ferroviária, Carlos Aloysio Weber. Contou com representantes da própria RFFSA, Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e dos novos integrantes da Diretoria Executiva e conselhos de Administração e Fiscal da Trensurb, incluindo o primeiro diretor-presidente da empresa, Paulo Muratore. Na ocasião, foi aprovado o primeiro estatuto social da Trensurb e, a seguir, foi realizada a primeira reunião do Conselho de Administração, que homologou a posse da Diretoria Executiva. Tanto o Decreto nº 84.640, de 17 de abril de 1980, quanto a ata da assembleia geral de constituição da empresa podem ser acessados aqui.
História
A Trensurb começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.
Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em 1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens unidades elétricas, adquiridos do Japão. Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio.
Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros.
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