Em reunião do Conselho de Administração da Trensurb na última sexta-feira (28), o diretor-presidente da estatal, Fernando Marroni, propôs que os beneficiários do Bolsa Família tenham direito ao transporte oferecido pela empresa com isenção de pagamento da tarifa unitária, que hoje é de R$ 4,50. Hoje, há cerca de 120 mil beneficiários do programa governamental em Porto Alegre e região.
“A mobilidade e o transporte são direitos constitucionais. Está na Constituição que todo cidadão tem o direito ao transporte. Para que esse direito seja efetivo, é preciso uma política pública”, afirma Marroni. O diretor-presidente avalia que a isenção não deve impactar significativamente a empresa, pois a Trensurb opera hoje com capacidade ociosa – em junho, a média de passageiros transportados por dia útil foi de 108.269; esse número já chegou a ser de 207.921 em abril de 2014.
A proposta foi apresentada na reunião mais recente do Conselho de Administração e já vinha sido discutida anteriormente pelo diretor-presidente junto ao governo federal. Após novas tratativas e estudos, deve ser abordada novamente em reunião a ser realizada no fim de agosto.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.