Nesta sexta-feira (26), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb – publica os últimos versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens. Desde maio de 2022 (com hiato no período eleitoral) a iniciativa divulgou, regularmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb. O objetivo foi levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas foram veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos nas redes sociais. Os últimos versos do projeto são, mais uma vez, do poeta Élvio Vargas, assessor da Trensurb e um dos organizadores da iniciativa. Ele afirma que o projeto trouxe “aos viajantes do trem vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte - tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conheceram vários poetas recitando seus poemas”. Entre as dez poesias selecionadas para o projeto, estiveram obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Mario Quintana, Ernesto Wayne e Jomar Morais Souto. As fotos que os acompanharam são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis. Ambas as unidades oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 12 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.