Nesta sexta-feira (26), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb – publica os últimos versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens. Desde maio de 2022 (com hiato no período eleitoral) a iniciativa divulgou, regularmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb. O objetivo foi levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas foram veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos nas redes sociais. Os últimos versos do projeto são, mais uma vez, do poeta Élvio Vargas, assessor da Trensurb e um dos organizadores da iniciativa. Ele afirma que o projeto trouxe “aos viajantes do trem vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte - tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conheceram vários poetas recitando seus poemas”. Entre as dez poesias selecionadas para o projeto, estiveram obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Mario Quintana, Ernesto Wayne e Jomar Morais Souto. As fotos que os acompanharam são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis. Ambas as unidades oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 12 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.