Nos dias 26, 27 e 28 de abril, a Ouvidoria da Trensurb recebeu treinamento de capacitação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal responsável pela Coordenadoria do Sistema de Ouvidorias. A capacitação foi feita de maneira remota e teve por objetivo nivelar o conhecimento dos empregados e estagiários que prestam atendimento a usuários e funcionários.
A Ouvidoria da Trensurb segue o princípio de preservar a qualidade do serviço prestado aos usuários da Trensurb e geralmente caracteriza as manifestações feitas pela população como método de detectar e investigar possíveis falhas existentes, apresentando, sempre que necessário, propostas de melhorias à Diretoria. O ouvidor da Trensurb, Edimilson Klein, identifica também que sua área serve para corrigir e implementar novos procedimentos, tendo o objetivo de agregar valor, eficiência e celeridade ao serviço prestado pela empresa. “Acredito também que somos um instrumento fundamental para a consolidação da cultura de transparência, além da preservação dos direitos dos usuários e dos funcionários, que garante a fidelização dos cidadãos aos nossos serviços, trazendo o fortalecimento da imagem da Trensurb com o reconhecimento de suas ações pela transparência e responsabilidade social”, completa Klein.
As capacitações e treinamentos realizados possuem o objetivo de melhorar, adequar e nivelar o conhecimento a respeito da função da Ouvidoria, integrando, no processo, os empregados e estagiários da área. “Constantemente, a CGU oferece cursos de capacitação, como ‘Proteção ao Denunciante’, ‘Ética na Gestão’, ‘Gestão em Ouvidoria’, ‘Assédio’, e outros, que são disponibilizados para todos os nossos empregados e estagiários”, explica Klein.
Com o treinamento, busca-se a melhora na comunicação da Ouvidoria, no atendimento ao usuário e ao empregado. Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, o aperfeiçoamento da Ouvidoria significa “uma maior capacidade da empresa em receber os comentários, sugestões, críticas e ajuda na identificação de problemas de usuários e funcionários para tratá-las com mais rapidez”. “Para nós, a Ouvidoria é fundamental e é parte relevante da nossa gestão”, finaliza Bisch Neto.
A Ouvidoria da Trensurb pode ser contatada, em dias úteis, das 7h às 19h, pelo telefone 51 3363-8477 ou e-mail ouvidoria@trensurb.gov.br. Para manifestações diversas também podem ser enviadas pelo canal de atendimento Fala.BR.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.