A partir de sábado (30), a Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb, recebe a exposição Somos, do artista Felipe Reis. A exposição permanece no local até 31 de outubro. A Galeria é mantida em parceria entre a Trensurb e o Sesc-RS, responsável pela curadoria do local. Confira, a seguir, a sinopse da exposição e informações sobre o artista.
Era início da década de 70 no subúrbio de Nova York. Negros, latinos na sua maioria, desenvolveram uma forma de personagens que referenciava a cultura que eles próprios eram praticantes: o hip hop. Os autorretratos ilustravam a moda b-boy e b-girl (jovens que dançam o breaking) exclusiva da época, e geralmente incluía acessórios como bonés, boinas, tênis exagerados, óculos de esqui, enormes rádios, cabelos black power em grandes dimensões e, é claro, as famosas poses para fotos mantendo um estilo de forma ocasional. Felipe Reis traz como resgate de identidade esses personagens denominados mugs, em que cada escritor de graffiti cria o seu a partir de toda uma história construída há mais de 50 anos pelos mesmos jovens que usam o graffiti hoje, como transformação da sociedade através da arte de rua. As origens sendo mantidas, pois a história sempre será lembrada por quem construiu e foi pilar dessa ancestralidade cultural que carregamos.
Felipe Reis, 43 anos, nasceu e foi criado em Porto Alegre, onde conheceu o graffiti, em 1993, através do skate. Residiu durante 16 anos no Rio de Janeiro e lá ganhou experiência como escritor de graffiti e arte educador em favelas, desenvolvendo trabalho voltado à disseminação da cultura hip hop e ilustrações de livros, comerciais, eventos e exposições. Retornou para a Porto Alegre em setembro de 2014 e tem desenvolvido trabalhos de pesquisa antropológica da cultura hip hop. Suas vivências estão nas ruas hoje com traços referenciais ao que se chama de old school/velha escola do hip hop, a partir de diversos trabalhos com esculturas, ilustrações, pinturas décor, customizações, curadoria de exposições e outras técnicas de impressão e pintura. Já esteve presente em grandes eventos no interior do estado, em cidades como Pelotas, Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.