Na última quarta-feira (10), teve início o projeto piloto do terminal de autoatendimento do TEU na Estação Mercado da Trensurb. A iniciativa é fruto de parceria entre Trensurb e Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana – TEU.
O terminal oferece os serviços de recarga de cartões de Passagem Antecipada, Escolar e Fácil – com valor mínimo de R$ 10,00 para recarga – e a compra de bilhete unitário impresso com QR code para usar nos bloqueios do TEU – com valor unitário de R$ 4,50. As formas de pagamento são Pix ou cartões de crédito/débito. Durante o projeto piloto, o bilhete QR code emitido pela ATM é aceito apenas nos leitores TEU da Estação Mercado.
Diretor-presidente Trensurb, Pedro Bisch Neto, afirma que é “muito importante a implantação desta etapa [implantação do terminal de autoatendimento], que é mais uma que estamos concluindo na melhoria de todo o nosso sistema de bilhetagem, buscando, cada vez mais, facilitar a vida do usuário”.
Bisch Neto também comenta a respeito da substituição dos cartões unitários por bilhetes impressos com QR code e considera um importante passo na modernização do sistema de leitura e liberação das catracas. “Estamos partindo de cartões físicos, que eram inseridos nas fendas, para leitora de QR code, que é, simplesmente, uma forma digital de autorização, sem elementos mecânicos no seu funcionamento, portanto, não desgasta, não estraga e é muito mais barato na operação, o que vai evitar uma série de custos”, finaliza.
O diretor do TEU Consórcio Gestor, Erico Michels, também avalia o projeto positivamente. “O desenvolvimento dos sistemas de bilhetagem é resultado de um trabalho constante de melhorias para nossos clientes. Com os terminais de autoatendimento e validadores, ficamos felizes de fazer parte da construção de uma mobilidade sustentável. A evolução de nossos equipamentos permite facilidades que propiciam qualidade de vida para as pessoas”, afirma.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.