Na manhã deste sábado (8), a Trensurb realizou solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva, no auditório da empresa, em sua sede em Porto Alegre. Assumem: como diretor-presidente, o ex-deputado e ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni; como diretora de Administração e Finanças, Vanessa da Rocha; como diretor de Operações, Ernani Fagundes. Em seus discursos na ocasião, os novos diretores, bem como parlamentares presentes, defenderam a importância de um sistema de transportes público e de qualidade.
Em sua fala, o diretor-presidente Fernando Marroni saudou os presentes e fez um agradecimento especial aos seus familiares, incluindo a esposa Miriam, vereadora em Pelotas. Destacou as lutas das quais participou ao longo da vida, pela democracia e principalmente pelo meio ambiente, e que segue tomando parte delas pensando muito no futuro de seu neto de cinco anos. “E eu acho que isso tem muito a ver com esta empresa que nós, hoje, chegamos para ajudar na gestão, ajudar na política pública importante, que possa nos levar a contribuir com esse futuro, assim como vai contribuir para o futuro do meu neto e para o futuro de toda a humanidade”, afirmou, fazendo referência ao transporte limpo oferecido à população pela Trensurb. Dirigiu-se também aos trabalhadores da empresa ao falar que ouviu de ex-dirigentes – e também já pôde perceber no curto período em que está na estatal – que “o grande patrimônio dessa empresa está nos seus trabalhadores, no conhecimento acumulado e na experiência”. E que esse “patrimônio” é que manteve a satisfação dos usuários do serviço mesmo em períodos desafiadores e de poucos investimentos na Trensurb.
Marroni salientou também a relevância da modicidade tarifária no transporte público, instrumento fundamental, conforme ele, para a própria luta contra a desigualdade – grande compromisso do governo federal, ao qual a Trensurb está subordinada. “O trem pode contribuir muito pra isso. A concepção do nosso governo é cumprir a constituição. E o que está na constituição? O transporte é um direito de todos”, declarou. E definiu a empresa como uma ferramenta importante nessa luta: “Precisamos colocar essa ferramenta que temos à nossa disposição, hoje, em pé, em boas condições, com segurança para os nossos passageiros, com regularidade, pontualidade, conforto. É isso que nosso passageiro merece e precisa. Mas, pra isso, nós vamos ter que retomar os investimentos”. E isso, segundo o diretor-presidente, deve ser feito sempre com o compromisso com a sustentabilidade, tanto ambiental como econômico-financeira. Nesse sentido, ele defendeu que a Trensurb, por realizar transporte coletivo com energia renovável, deve entrar no mercado de créditos de carbono, monetizando as contribuições que gera para a sociedade e o planeta. Além disso, citou, como alternativas para ampliação da receita e redução de custos, a exploração do patrimônio imobiliário da empresa e a busca pela geração própria de energia.
O diretor-presidente ainda enfatizou a importância da inovação, da busca pela integração com outros modais e do apoio institucional do Governo do Estado, prefeituras e parlamentares, além de outros atores do setor de transportes. Destacou também alguns feitos nos primeiros seis meses do governo Lula, como a redução da inflação, a articulação para trazer investimentos externos ao país, a geração de empregos formais e o montante recorde para o financiamento do setor agropecuário. “Uns dizem que é sorte, mas isso tudo é trabalho”, afirmou Marroni, “e aqui queremos ter essa sorte de poder trabalhar muito para, em pouco tempo, poder recuperar a nossa Trensurb”. Ele concluiu seu discurso afirmando: “Eu tenho certeza que vamos conseguir melhorar cada vez mais a qualidade do serviço e vamos lutar pra ter custos baixos e poder oferecer modicidade tarifária. Sorte para todos nós. União e reconstrução: essa é a definição do que vai ser a nossa gestão”.
Nova diretora de Administração e Finanças da empresa, Vanessa da Rocha começou sua fala dizendo que sonhava em trabalhar no atual governo: “E hoje a democracia venceu e nós estamos aqui”. Agradeceu seus familiares, incluindo o pai, carteiro e sindicalista, e a mãe, dona de casa, além de esposo e filha. Saudou os presentes, entre eles, o deputado federal Luiz Carlos Busato, com quem trabalhou na administração municipal de Canoas, e também os empregados da Trensurb e entidades sindicais. “A nossa gestão quer colaborar na promoção do desenvolvimento e do aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Rio Grande do Sul”, afirmou Vanessa, além de “investir em novas tecnologias, melhorar os serviços à população e a integração entre os modos de transporte, a infraestrutura urbana e as diretrizes para as políticas públicas de modernização das cidades”. Ela afirmou o compromisso da nova Direção em contribuir na melhoria da mobilidade urbana das cidades e na qualidade de vida da população, em especial dos trabalhadores que acessam diariamente o metrô. E definiu ainda como objetivo da gestão: “Lutar e lutar muito por uma Trensurb pública e de qualidade, e uma gestão com o símbolo de união e de reconstrução”.
Por sua vez, o novo diretor de Operações, Ernani Fagundes, deu início a seu discurso homenageando a memória dos pais. Seu pai foi fiscal de trens da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e a mãe era dona de casa, tendo criado dez filhos. Ele homenageou também a esposa, empregada aposentada da Trensurb e, a seguir, agradeceu o governo federal pela escolha de um integrante do quadro da empresa para administrar a Diretoria de Operações. Ernani lembrou do que classificou como retrocessos nos últimos anos, no país e na Trensurb, e declarou: “Agora, sob liderança do presidente Marroni, com muita unidade, com a diretora Vanessa, iremos recuperar, não só a manutenção dos nossos equipamentos, como recuperar junto aos colegas o sentido de pertencimento, a autoestima e a perspectiva de um futuro, na empresa e da empresa”. O diretor, então, concluiu sua fala: “Convidamos a todos que venham, embarquem conosco nessa jornada, de união e de reconstrução, do nosso Brasil e da nossa Trensurb, porque, juntos, nós não vamos perder o trem”.
Também fizeram uso da palavra no ato de posse da Diretoria Executiva da Trensurb, os deputados federais Alexandre Lindenmeyer, Dionilso Marcon e Luiz Carlos Busato, além do deputado estadual José Nunes. Eles cumprimentaram e parabenizaram os novos diretores. Falaram dos desafios que os sistemas de transporte de massa, de maneira geral, têm enfrentado em todo o país e da busca por soluções. Identificaram a empresa como de grande importância para a mobilidade dos trabalhadores e colocaram-se à disposição para auxiliar a Trensurb. Busato, inclusive, ressaltou que é relator de projeto de lei que tramita na Câmara Federal e propõe alterações na Política Nacional de Mobilidade Urbana, em especial em relação à gestão dos transportes metropolitanos. Por isso, afirmou que deve manter contato próximo com a empresa metroviária a respeito desse tema. Os parlamentares destacaram ainda a importância de se defender o transporte público e o aumento dos investimentos no setor. Nesse sentido, Marcon e Lindenmeyer citaram também o encontro recente de deputados com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante o qual ele assumiu o compromisso do governo federal pela manutenção da Trensurb como empresa estatal, o que classificaram como uma grande vitória para os trabalhadores e a população de maneira geral.
Estiveram também presentes no ato de posse: o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello; o diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e ex-diretor-presidente da Trensurb, Francisco Hörbe; os ex-diretores-presidentes da Trensurb, Humberto Kasper e Marco Arildo Cunha; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande Do Sul, Anderson dos Santos; o representante dos empregados no Conselho de Administração da Trensurb, Leonardo Freitas; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Amilton Figueiredo; a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre, Tula Vardaramatos; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Francisco Jorge Vicente; o superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Nazur Garcia; empregados e gestores da empresa metroviária.
Os novos diretores
Fernando Marroni é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas e é servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas. Foi deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual por um e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Na Câmara Federal foi titular da Comissão Especial da PEC 090/11, que introduziu, na Constituição, o transporte como direito social.
Já Vanessa da Rocha possui formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública - Transparência e Controle Social pela Fundação La Salle. Foi secretária municipal da Fazenda e também de Planejamento e Gestão de Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do Governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão.
Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando foi um dos responsáveis por coordenar as obras de expansão da linha metroviária de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.