No último domingo (26), a unidade Novo Hamburgo do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) completou quatro anos. Comemorando o aniversário da biblioteca do metrô, a Trensurb realizou mais uma ação projeto Livros Livres na tarde de sexta-feira (24), compartilhando 200 obras literárias no interior de trens que partiam das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado. Os livros foram deixados nos assentos das composições, para que os usuários do metrô pudessem levá-los e, depois de fazerem a leitura, passá-los adiante novamente. A unidade do EMLsT na Estação Novo Hamburgo foi inaugurada em 26 de março de 2019, buscando ampliar o alcance das ações culturais e de democratização da leitura da Trensurb. A unidade original, por sua vez, foi aberta em 15 de dezembro de 2008, na plataforma da Estação Mercado.
Mirian Capella, de 72 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação do projeto Livros Livres. “Acho que é bem interessante porque tem pessoas que não tem condições de comprar o livro, atualmente está bem caro, então se a pessoa tem a oportunidade de poder ler é muito bom”, avaliou. Também usuária do metrô, Margarete da Rosa, de 43 anos, afirmou sobre a ação: “É importante porque aprendemos, nos expomos à literatura. Sempre é bom aprendermos com o conhecimento dos livros”.
Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto “as bibliotecas são parte de um apoio que nós procuramos dar aos nossos passageiros para que eles tenham, durante o período que estejam conosco aqui, um ambiente de acolhimento, onde podem ver coisas, discutir, tratar de livros, ler coisas, ver poesias”. Segundo o diretor, “a ideia é gerar um ambiente onde todos possam sentir a sensação de pertencimento”. Ele afirma estar satisfeito com o funcionamento da unidade adicional do EMLsT e avalia que iniciativas como essa fazem parte de uma tendência de expansão dos serviços oferecidos: “Captar os passageiros com atividades, coisas que sejam lúdicas, educativas, como é o caso da biblioteca”.
Para retirar livros gratuitamente no EMLsT, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 11,5 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.