Na segunda-feira (17), a Coletânea dos Artistas Gaúchos apresenta obras da artista Miriam Tolpolar. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
“A Coletânea dos Artistas Gaúchos é um projeto maravilhoso, pois tira a obra de arte dos espaços tradicionais e coloca em um lugar inusitado, de grande trânsito de pessoas. O bonito desse projeto é que essas pessoas estão ali de passagem, indo e vindo, pensando em seus afazeres e são surpreendidas com obras de arte de artistas gaúchos, muitas vezes desconhecidos para a maioria da população. Considero um privilégio participar desse projeto”, afirma Miriam Tolpolar. As produções selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são três litografias, intituladas Fresta (2019) e A solidão do homem-gato (1999), além de uma obra sem título, de 2018. “Para esta Coletânea na Trensurb, escolhi obras significativas de diferentes momentos de minha carreira e busquei também aquelas obras que pudessem chamar a atenção dos passantes. Obras que alegram e também instigantes”, explica Miriam.
Natural de Porto Alegre, Miriam Tolpolar é mestre em Poéticas Visuais e professora, dedicando-se a gravura, em especial à litografia, objeto de suas pesquisas. Desde 1983, participa de salões de arte, exposições coletivas e bienais de gravura no Brasil e exterior, tendo recebido inúmeros prêmios, destacando-se o II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Gravura (2007). Em 2014, lançou o livro Memória da Litografia: pedras raras da Livraria do Globo (FAC/RS) e, em 2016, Receitas da Casa das Tias, Ed. Libretos. Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Craidy, Graça Tirelli, Rita Gil, Beatriz Balen Susin, Bernardete Conte, Maria Clara Leiria, Carlos Wladimirsky e Ubiratan Fernandes.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 11,5 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Coletânea na Galeria Mario Quintana
A Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a terceira exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 31 de maio, a mostra apresenta trabalhos das artistas Graça Tirelli, Rita Gil e Beatriz Balen Susin. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.