Após um hiato devido às restrições de comunicação durante o período de defeso eleitoral, a Trensurb retoma a Coletânea dos Artistas Gaúchos nesta quarta-feira (16), apresentando obras da artista Graça Tirelli. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Para Graça Tirelli, o projeto “é uma iniciativa de vital importância, para que o público em geral e especificamente que frequenta a Trensurb, tenha acesso à arte, conheça alguns artistas gaúchos, suas leituras de mundo, democratizando e popularizando a arte. As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são pinturas em acrílico sobre tela, produzidas em 2018 e 2019, parte da série Vitrines do Rock. São intituladas Meu Nirvana, Over Rock e I Love My Pet. Segundo a artista, a série destaca “os elementos que fizeram parte de uma mudança profunda da nossa sociedade, transformaram as gerações subsequentes em inúmeros aspectos: música, arte, cinema, moda, enfim... Nossa maneira de ver e aceitar o diferente, dando uma abertura maior, no pensamento e no jeito de sermos como cultura contemporânea”. As obras da série, diz ela: “Significam a minha experiência, vivência de modo simultâneo deste movimento”.
Nascida em Alegrete, Graça Tirelli gradou-se em História e Filosofia, cursou Estética da Arte, Pintura e Aquarela e Pintura Mural. Faz parte do elenco que recupera o mito e o transforma em arte. Os símbolos que registra e renova com a sua invenção são pintados como inscrições. Em sua trajetória, foi contemplada com 13 premiações regionais, nacionais e latino-americanas. Tem em seu currículo 23 exposições individuais e 60 exposições coletivas nacionais e internacionais, além de cinco exposições virtuais ao longo de 2020 e 2021.
Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Craidy, Maria Clara Leiria dos Santos, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9,8 mil exemplares, disponíveis para os 7,8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Coletânea na Galeria Mario Quintana
A Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a segunda exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 28 de fevereiro, a mostra apresenta trabalhos das artistas Mariza Carpes, Débora Irion e Graça Craidy. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.