Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô –, a Trensurb está promovendo a Coletânea dos Artistas Gaúchos, projeto cultural que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes da Coletânea. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Neste mês, a Coletânea destaca obras do artista Ubiratan David Sanches Fernandes, autodidata em desenho e escultura, dedicando-se em estudos de pintura e desenho na faculdade de Belas Artes de Barcelona, entre 1991 até 1992. Suas inspirações vêm de momentos que ele vive no cotidiano, como situações de trabalho e em contato com a natureza.
Desde quando tu produzes arte? Como foi tua trajetória?
Ubiratan Fernandes - Faço arte desde criança, os processos apenas ficaram mais cheios de conhecimento e experiências.
Quais são tuas principais inspirações artísticas?
Ubiratan Fernandes - Inspirações é todos os dias trabalhando, quando vem alguma coisa boa é porque existem anos de trabalho atrás. Também de diálogos, cadeiras, demências, preocupações sociais e pandêmicas e loucuras do homem contemporâneo.
Como é teu processo criativo?
Ubiratan Fernandes - Processo é o trabalho, observações do meio no qual estou inserido me levam a refletir e criar processos artísticos sobre todos os assuntos contemporâneos.
O que motivou a escolha das artes para a Coletânea? O que elas significam para ti?
Ubiratan Fernandes - Estou inserido em um contexto onde eu tenho que participar e mostrar meu ponto de vista sobre os assuntos pro mundo, sou uma mistura de várias coisas e áreas diferentes, fotografia, pinturas, esculturas, instalações, desenhos e entre outros.
Como vês o projeto Coletânea dos Artistas Gaúchos, produzido pela Trensurb?
Ubiratan Fernandes - Vejo que é uma aproximação do trabalho dos artistas com o cidadão comum, acho fantástico isso.
Nos teus engenhos com resultados tridimensionais usando materiais reciclados e ou descartados há uma poética que poderíamos chamá-la de uma “replumagem da phoenix”?
Ubiratan Fernandes - Replumagem é um termo lindo, pode ser, mas deixo pro público criar suas próprias definições.
A natureza em si já é uma obra de arte?
Ubiratan Fernandes - A natureza é a própria arte, tudo vem dela, tudo.
Numa forma inconsciente, a tua obra pode nos remeter para uma arte rupestre da modernidade?
Ubiratan Fernandes - Sim, pode, acho até necessária uma reflexão sobre a velocidade das coisas, tipo um freio na loucura moderna.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.