Numa iniciativa em parceria com a Cooperativa Paulo Freire, pontos de coleta estiveram disponíveis na Estação Farrapos e na sede da empresa metroviária.
Em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, a Trensurb promoveu, em 2022, a coleta de 565,7 quilos de resíduos eletrônicos. A Cooperativa atua na reciclagem de eletrônicos, buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda.
De junho a dezembro, um ponto de coleta ficou disponível para usuários do metrô na Estação Farrapos. Durante uma semana por mês, de março a dezembro, a sede da Trensurb também recebeu um ponto de coleta para atender os metroviários. Nesses pontos, é feita a coleta de eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras, periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas.
Segundo o engenheiro ambiental Guilherme Campos, chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, a destinação correta dos resíduos “é uma questão de civilidade, visto os grandes impactos ambientais e sociais associados ao descarte incorreto”. Campos reforça que a Trensurb atua como uma facilitadora, interligando os geradores de resíduos à cooperativa de recicladores, o que acaba gerando renda às famílias. O engenheiro complementa afirmando que a parceria é “sustentável para ambas as partes, pois a cooperativa demonstra compromisso com a Trensurb e dá a segurança de que os resíduos estão sendo destinados para um local correto”.
No momento, o ponto de coleta localizado na Estação Farrapos está temporariamente desativado, visando um estudo, juntamente à Cooperativa Paulo Freire, para avaliação dos resultados. Já o ponto na sede da empresa continuará sendo disponibilizado aos metroviários ao longo deste ano.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).
TRENSURB TERÁ CONTINUIDADE DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA VIA FÉRREA NO FERIADO
Com a realização das obras na quinta-feira, feriado (19), e no sábado (21), a operação do metrô passará por alterações.
TRENSURB INVESTE EM RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO GAÚCHO
Empresa presta contas dos investimentos já aplicados para recuperar todos os sistemas impactados pela catástrofe climática de maio de 2024.