Nesta segunda-feira (19), em cerimônia realizada no auditório da Trensurb, 30 jovens de famílias de baixa renda receberam seus certificados de conclusão do Programa Estação Educar 2022. Divididos em duas turmas, eles passaram por um processo de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS, realizando o curso de assistente administrativo de fevereiro a dezembro, quatro horas por dia útil, sendo preparados para executar rotinas de organização e atividades pertinentes à área.
Após a entrega dos certificados, as aprendizes Álicy Luiza Oliveira e Camila Vitória Marques discursaram representando os formandos, agradecendo pela oportunidade e pelo comparecimento das pessoas que prestigiaram o evento. “Foi uma grande responsabilidade falar por todos, mas também uma alegria. Desejo de coração que não esqueçamos dessa jornada”, completaram Álicy e Camila.
Chefe do Setor de Desenvolvimento e Carreira da Trensurb, Juliana Ribeiro também parabenizou os formandos e as famílias pelo momento. “Para que se chegue neste momento aqui, existe uma caminhada bastante extensa e que envolve diversas pessoas. Essa é a primeira formatura do Estação Educar depois da pandemia, então acredito que ela tem um sabor bastante especial”, disse Juliana.
Em seguida, o coordenador técnico do Senai-RS, Marcelo da Silva Pereira, fez o uso da palavra dizendo ser um prazer participar da formalidade e daquele momento especial. Marcelo comentou também sobre a importante longevidade da parceria entre a Trensurb e o Senai-RS, dando destaque ao trabalho feito: “É uma trajetória de muitos anos plantando a semente do conhecimento. É com muito orgulho que executamos e conseguimos hoje estar aqui”.
O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, por sua vez, disse ser uma satisfação participar da formatura, agradeceu pelo comprometimento das áreas envolvidas e discursou sobre o aprendizado dos formandos: “Se analisarmos, se aprende com diversas coisas além da importante sala de aula. É uma questão de perspectiva e, neste livre pensar e livre observar, cada um vai escolhendo as aptidões para o futuro”.
No total, dos 40 aprendizes que iniciaram o curso de assistente administrativo neste ano, 33 concluíram o processo. Além do curso, desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, a Trensurb oferece aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.
Trensurb sedia 10º Seminário Cidades em Trânsito
Empresa apoiou e participou de evento sobre mobilidade urbana promovido por entidades ligadas ao ramo da engenharia.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações de cinco cidades atendidas pelo metrô.