Na terça-feira (13), a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb, entre o metrô e o Aeroporto Salgado Filho, recebeu visita de uma comitiva formada por autoridades da Costa Rica. Participaram da atividade deputados federais, prefeitos, gestores públicos e de um consórcio responsável por estudar a implantação de uma linha da tecnologia no país centro-americano. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia, visando o avanço dos estudos para implantação do sistema na Costa Rica, numa linha que daria acesso ao principal aeroporto do país.
O deputado Diego Vargas Rodríguez destaca a grande diferença entre se conhecer um projeto por meio de vídeos e material digital e a visita a um sistema já em funcionamento. “Não é o mesmo que vivê-lo e conhecê-lo e ver a parte tangível, conhecer todo o seu trajeto, entender a capacidade, a velocidade, a comodidade, o que falaram os representantes da companhia e os engenheiros que encontramos aqui e com quem discutimos de que não resta dúvidas de que existe um sistema confortável, simples, leve, econômico e que resolveria muitos problemas de acessibilidade. E se implantássemos este projeto na Costa Rica, estaríamos dando exemplo para investir em projetos que insiram a comunidade”.
Além de conhecerem a linha de aeromóvel que liga metrô e aeroporto, os visitantes também se reuniram com o diretor-presidente substituto e diretor de Operações da Trensurb, Nélson Lídio Nunes, e com técnicos e gestores da empresa. Conheceram ainda seu funcionamento e visitaram o Centro de Controle Operacional do metrô. Na avaliação de Nélson Lídio, “a Trensurb virou uma vitrine, pois, operacionalmente, só aqui na empresa temos o sistema aeromóvel em funcionamento. Através disso, nós temos recebido, não só da Costa Rica, mas outras visitas técnicas para comprovar que, conforme opera esse equipamento, ele é muito econômico e eficaz”.
TRENSURB DIVULGA HORÁRIOS E INTERVALOS PARA O FERIADO DE QUINTA-FEIRA (1º)
Operação do metrô segue tabelas horárias de domingos e feriados, com intervalos de 20 minutos entre viagens no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. O trajeto entre Mercado e Mathias Velho é complementado por serviço de ônibus.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Em função de impugnações recebidas, abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.