Home Página Inicial > Notícias > EM INSTANTES NA GALERIA MARIO QUINTANA

EM INSTANTES NA GALERIA MARIO QUINTANA

30.10.2013

As 24 imagens da intervenção urbana de Leandro Selister vão estar reunidas na Estação Mercado a partir de 1º de novembro. Neste dia, o artista estará no local para conversar com o público sobre o projeto.

Quem acompanhou a intervenção urbana Em Instantes – Conectar, Colecionar, Compartilhar, ou ainda não conheceu o projeto, tem mais uma oportunidade para ver as 24 imagens que são parte da iniciativa. As fotos de Leandro Selister estarão reunidas em exposição na Galeria Mario Quintana, localizada na Estação Mercado, de 1º de novembro a 31 de dezembro. No primeiro dia de mostra, o artista estará no local às 10h para conversar com o público sobre o projeto.

A intervenção, que aconteceu de abril a setembro, consistiu na utilização de QR Codes (códigos de barras em duas dimensões que podem conter qualquer tipo de informação), impressos em adesivos, afixados nas estações do metrô. A cada semana, um link para uma nova foto - feita em uma das seis cidades atendidas pela Trensurb - era divulgado através dos códigos.

Selister conta que o projeto foi pulverizado e o objetivo agora é reunir as imagens para fazer o encerramento – e mostrar todo o trabalho realizado nesse período: “durante seis meses mostramos apenas os códigos e agora vamos mostrar as 24 fotos com os códigos e descritivos de cada uma”. As pessoas, portanto, ainda vão poder fazer download das fotos, compartilhar essas imagens nas redes sociais, enviar por e-mail ou imprimi-las em formato 20x20cm. Selister acrescenta que “um projeto como esse é importante para as pessoas se darem conta de olhar para o seu entorno”.

O autor

Leandro Selister é bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde foi professor substituo no ano de 2006. Em 2000, criou o site Artewebbrasil, dedicado a produção artística no Rio Grande do Sul e editado até 2009. É curador da Micro Galeria de Arte Acessível do StudioClio em Porto Alegre – juntamente com Blanca Brites. Participa de exposições coletivas desde o ano 2000, tendo realizado também várias exposições individuais e projetos de intervenção urbana, com destaque para Cotidiano – nas estações e composições da Trensurb –,vencedor do II Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Já ganhou diversos prêmios em salões de arte e também em design, entre os quais destacam-se: o I Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de Porto Alegre em 2006, o Prêmio IDEA/Brasil – Excelência em Design – Categoria Design de Ambientes, em 2009. Em julho de 2013 ele foi contemplado na categoria “Destaque em Projeto Alternativo de Produção Plástica”, no 7º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

Publicou três livros, entre os quais Há tempo atento ao tempo, em 2011, abrangendo os últimos oito anos de sua produção fotográfica, através de apoio do Fumproarte, da Prefeitura de Porto Alegre. Desenvolve o projeto Coisas do Cotidiano, através da sua página no Facebook, desde 2010, trabalhando com a questão da imagem e da palavra. Vive em Porto Alegre, onde trabalha em escritório próprio como fotógrafo e designer.

Mais cultura na Estação Mercado

Também na Estação Mercado, ocorrem outras duas exposições artísticas: na Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque, Trensurb e Câmara do Livro de Porto Alegre apresentam, a partir de sexta-feira, a exposição Pequenos Grandes Leitores, com registros do fotógrafo Emerson Machado que revelam flagras de crianças e adolescentes em suas experiências com o universo da leitura na Feira do Livro de Porto Alegre.

Hoje em destaque na Biblioteca, a exposição Caras da Literatura, com caricaturas de autores famosos feitas pelo operador de trens Jorge Dutra, muda-se para as escadas fixas de acesso à plataforma de embarque da estação também a partir de sexta-feira.

Serviço

O que: Exposição Em Instantes – Conectar, Colecionar, Compartilhar.
Quando: de 1º de novembro a 31 de dezembro de 2013, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).


Fotos: Leandro Selister

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3887&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000