A via permanente (linha férrea), possui duas vias principais V1 e V2, em bitola de 1,60 m, com faixa de domínio totalmente segregada, com 31,7 km de extensão em superfície (trecho da Estação Mercado à Estação Unisinos) e 11,3 km em elevado (trecho da Estação Unisinos à Estação Novo Hamburgo), totalizando mais de 80 km entre linhas principais, pátios e desvios, com as seguintes características.
Trecho em superfície: Mercado-Unisinos:
Trecho elevado: Unisinos-Novo Hamburgo
Trilhos TR-57
Via com fixação direta no concreto, sistema LVT (Low Vibration Track), de baixa vibração e ruído, onde os dois blocos de concreto de fixação dos trilhos ficam inseridos em nichos do concreto da sobrelaje do viaduto, envoltos por galochas de borracha, sobre palmilhas microcelulares amortecedoras.
Aparelhos de Mudança de Via padrão U.I.C. 1:9,3 raio 330m, fixados diretamente no concreto com placas de apoio, palmilhas resilientes, chumbadores e fixações elásticas SKL.
Lubrificadores eletrônicos de trilhos com baterias carregadas por sistema de energia solar.