A primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil - aberta ao público em 10 de agosto de 2013 e funcionando com cobrança de passagem desde 7 de maio de 2014 - , interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, funcionando diariamente das 6h15 às 22h15. O projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 30 segundos. A linha conta com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, cujo funcionamento se dá conforme a demanda do período. O investimento total para execução do projeto foi de R$ 38 milhões.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Dados gerais
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Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
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Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
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Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
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Tempo do percurso total: 2 min 30 s.
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Investimento estimado: R$ 38 milhões. Recursos do Governo Federal.
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Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
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Execução das obras e serviços: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
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Abertura ao público: 10 de agosto de 2013 (em fase de testes/operação assistida).
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Início da operação comercial: 7 de maio de 2014.
Principais benefícios
Economia
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Integração metrô-aeromóvel gratuita para os usuários;
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Tecnologia de construção e operação 100% nacional;
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Baixo custo de energia.
Segurança
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Veículos totalmente automatizados, sem condutores a bordo;
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Sistema de propulsão a ar movido por ventiladores elétricos.
Conforto
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Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento;
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Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno;
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Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos;
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Qualidade no transporte ao aeroporto para quem está na Região Metropolitana;
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Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Rapidez
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Ligação direta da Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho;
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Apenas duas estações de embarque com alta frequência de serviço;
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Evita perda de tempo em filas e engarrafamentos.
Meio ambiente
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Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos;
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Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual;
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Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora;
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Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes.
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