• Home
  • Mensagem da Diretoria
  • Apresentação
  • A Operação
  • Projetos
  • Estratégias de Atuação
  • Integração com a Sociedade
  • Meio Ambiente
  • Valorização dos Empregados
  • Balanço Consolidado
  • Considerações Finais

Projetos

A Trensurb busca sempre a expansão de sua rede.

Os projetos de expansão do sistema têm o objetivo de aumentar sensivelmente a capilaridade do modal metroviário troncal da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e irão influenciar diretamente a demanda, como, por exemplo, as ligações aos novos polos geradores de demanda, da Estação Mercado à Zona Sul e os projetos para implantação de ramal de ligação com o METROPOA. Na sequência, listamos os principais projetos de expansão da Empresa.

Expansão São Leopoldo – Novo Hamburgo

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros da Linha 1, atingindo ao final da atual implantação um total de 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações. O empreendimento, incluindo a obra de expansão e ações complementares a ela vinculadas, está orçado em R$ 938,2 milhões. Em 2012, a obra de expansão norte da Linha 1 atingiu o percentual de 95,58% de execução, sendo previsto o início da operação comercial das estações Industrial, FENAC e Novo Hamburgo no segundo semestre de 2013.

Aeromovel Aeroporto/Arena

O objetivo geral do projeto é implantar uma linha de Aeromovel ligando a Arena e seus empreendimentos lindeiros ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, utilizando o trecho já em implantação entre o Aeroporto e a Estação Aeroporto da TRENSURB, totalizando 2,2 quilômetros. Além de atender à demanda dos empreendimentos associados à Arena, tal linha atenderá também áreas densamente povoadas já consolidadas e novos empreendimentos residenciais.

Aeromovel Canoas

O objetivo geral do projeto é implantar uma linha de Aeromovel no município de Canoas, ligando áreas densamente povoadas, com polos geradores de tráfego, à área central de Canoas e à linha da TRENSURB, totalizando 9 quilômetros. Tal linha visa à redução dos problemas no trânsito local, garantindo melhorias no sistema de mobilidade urbana do município.

Aeromovel zona sul POA

O objetivo geral do projeto é implantar uma linha de Aeromovel entre a zona sul do município de Porto Alegre e sua região central, com extensão de aproximadamente 12 quilômetros, visando à ligação dessas regiões e conectando outros modais de transporte, como o sistema de trens da TRENSURB, e as futuras linhas de metrô e de BRT de Porto Alegre. Tal linha ligará o Centro a áreas densamente povoadas e também a importantes polos geradores de tráfego da cidade, como o Barra Shopping Sul, atravessando uma região cuja topografia provoca um afunilamento do tráfego entre a zona sul da cidade e a região central e, consequentemente, sérios problemas de trânsito.

Aeromovel INFRAERO (T1/T2)

O objetivo geral do projeto é interligar os terminais do Aeroporto Salgado Filho com a linha em execução do Aeromovel TRENSURB, totalizando 600 metros de extensão, proporcionando maior facilidade de acesso ao sítio aeroportuário, ampliando a capacidade da infraestrutura aeroportuária no atendimento à demanda crescente de usuários do Aeroporto. Trata-se da construção de um Sistema APM (“Automated People Mover”) que irá ligar os terminais de passageiros do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, conectando-se à linha atualmente em implantação que liga o Aeroporto ao sistema metroferroviário da TRENSURB.

Implantação da bilhetagem eletrônica

A implantação da bilhetagem eletrônica tem como objetivo criar condições para desenvolver a interoperabilidade com os demais sistemas em operação na cidade de Porto Alegre e demais municípios da região metropolitana. Dessa forma, em 2010, iniciou a implementação da integração operacional e tarifária entre o Sistema Integrado Metropolitano – SIM e o Transporte Integrado – TRI, a implantação do passe antecipado, do vale-transporte e a implantação das gratuidades que contemplam os seguintes usuários: idosos acima de 65 anos, PPNE´s (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais), metroviários, permissionários, Brigada Militar, oficiais de justiça, prestadores de serviços, crianças menores de 6 anos e cartões de serviços.

Em 2012, foram implantadas as integrações, através de bilhetagem eletrônica, com os municípios de Canoas e São Leopoldo e a partir da inauguração de uma nova estação no município de Novo Hamburgo - Santo Afonso - houve a ampliação do sistema de bilhetagem. Ainda nesse ano, foram iniciados os serviços de reforma e modernização de todo o sistema de bloqueios (catracas) das estações e os estudos técnicos para a implantação das máquinas automáticas de venda de créditos para os cartões SIM. As próximas etapas correspondem à integração com os municípios de Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Nova Santa Rita. Também está em análise a integração com o sistema de barcas que liga os municípios de Porto Alegre e Guaíba.

Projetos para implantação de ramal de ligação com o METROPOA

O investimento em pauta visa a realizar projetos executivos para implantação de ramal de ligação entre a Linha 1 da TRENSURB, na Estação Farrapos, e o METROPOA, na futura estação Cairú, com extensão de aproximadamente 1,5 quilômetro, com o objetivo de aumentar sensivelmente a capilaridade do sistema metroviário troncal da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e, em consequência, elevar a taxa de ocupação dos carros do metrô, aprimorando a eficiência do serviço ofertado.

Implantação da passagem subterrânea em Canoas

Este investimento visa à realização de plano funcional e projetos executivos para a implantação de uma passagem subterrânea da linha da TRENSURB na região central do município de Canoas, com uma extensão aproximada de 1,2 quilômetro, restabelecendo a integridade do Centro Histórico, proporcionando permeabilidade à área central, diminuição do impacto visual e sonoro, valorização dos espaços públicos, melhoria da qualidade ambiental e satisfação da população.

Estudo de viabilidade da expansão Novo Hamburgo – Sapiranga

Este investimento tem a finalidade de elaborar estudos e projetos executivos para implantação de 15 quilômetros de metrô, em via elevada, visando à expansão da operação do metrô de Novo Hamburgo até Sapiranga. A necessidade de suprir os deslocamentos entre esses dois polos, e deles com Porto Alegre, justifica essa expansão do sistema, além de constituir-se em importante alternativa à BR-116 e RS-239 no que tange aos seus atuais estados de saturação. Constituir-se-á ainda em importante fator de otimização dos investimentos anteriores, pelo maior aproveitamento das instalações e equipamentos existentes e redução dos custos operacionais.

Projetos agregados de transporte e negócios associados

Seguindo uma tendência de mercado, a TRENSURB tem procurado desenvolver negócios associados ao negócio principal, que contribuam para o aumento de receitas e, ao mesmo tempo, qualifiquem o serviço oferecido aos usuários, gerando facilidades agregadas ao transporte. Baseando-se no fato de que o perfil econômico dos usuários é praticamente das classes sociais C e D, e que estas estão em plena ascensão, ampliando sua busca por bens de consumo e gastos por impulso, os espaços dentro do sistema de transporte tornam-se cada vez mais atrativos aos empreendedores/investidores.

Além do seu portfólio de produtos que envolvem a exploração de espaços comerciais e publicitários situados nos trens, estações e entorno do sistema, a Empresa tem buscado desenvolver alternativas de negócio por meio de projetos que estão em desenvolvimento, entre os quais se destaca a concessão de uso de áreas destinadas à implantação de um complexo composto de serviços e comércio com vistas a integrar os diversos meios de transporte que compõem o nó logístico junto à estação da TRENSURB no Centro da cidade de Novo Hamburgo. O processo licitatório está em elaboração e deve ser divulgado no início de março de 2013.

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer, 1985 – Humaitá
Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000