Energia Elétrica

O sistema de abastecimento de energia elétrica de tração é o responsável pela alimentação elétrica para a movimentação dos trens.

É composto por subestações transformadoras/retificadoras, capazes de rebaixar conveniente a energia em alta tensão, recebida da concessionária. A energia elétrica é então retificada através de diodos retificadores, para que esteja disponível na forma de corrente contínua.

Finalmente, a energia elétrica é distribuída ao longo de toda a via metroviária, através de condutores elétricos aéreos (catenária) para alimentar os motores elétricos dos trens.

  • Número de subestações: 5
  • Potência total instalada: 50 MVA (10 MVA por subestação)
  • Tensão de entrada: 69.000 VAC ou 138.000 VAC
  • Tensão nominal de saída: 3.000 VCC


Nome da subestação Localização Tensão de entrada
Farrapos Porto Alegre 69.000 V
Fátima Canoas 69.000 V
São Luís Canoas 138.000 V
Sapucaia Sapucaia do Sul 69.000 V
Liberdade Novo Hamburgo 69.000 V

As subestações também são responsáveis pela alimentação elétrica auxiliar em 6.600 V, que é a energia que alimenta os diversos equipamentos distribuídos ao longo da via metroviária.

Todos os equipamentos são controlados e podem ser comandados remotamente, a partir do Centro de Controle Operacional, através do sistema de telecontrole de energia.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .