Conexão Metrô-Aeroporto

18/11/2022 - 15:32

Conexão Metrô-Aeroporto

A primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil - aberta ao público em 10 de agosto de 2013 e funcionando com cobrança de passagem desde 7 de maio de 2014 - , interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, funcionando diariamente das 6h15 às 22h15. O projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 30 segundos. A linha conta com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, cujo funcionamento se dá conforme a demanda do período. O  investimento total para execução do projeto foi de R$ 38 milhões.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Dados gerais

  • Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
  • Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
  • Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
  • Tempo do percurso total: 2 min 30 s.
  • Investimento estimado: R$ 38 milhões. Recursos do Governo Federal.
  • Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
  • Execução das obras e serviços: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
  • Abertura ao público: 10 de agosto de 2013 (em fase de testes/operação assistida).
  • Início da operação comercial: 7 de maio de 2014.

Principais benefícios

Economia

  • Integração metrô-aeromóvel gratuita para os usuários;
  • Tecnologia de construção e operação 100% nacional;
  • Baixo custo de energia.

Segurança

  • Veículos totalmente automatizados, sem condutores a bordo;
  • Sistema de propulsão a ar movido por ventiladores elétricos.

Conforto

  • Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento;
  • Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno;
  • Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos;
  • Qualidade no transporte ao aeroporto para quem está na Região Metropolitana;
  • Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Rapidez

  • Ligação direta da Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho;
  • Apenas duas estações de embarque com alta frequência de serviço;
  • Evita perda de tempo em filas e engarrafamentos.

Meio ambiente

  • Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos;
  • Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual;
  • Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora;
  • Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes.

Para mais informações acompanhe as notícias.


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