Home Página Inicial > Notícias > TÉCNICAS DE ENCADERNAÇÃO SÃO TEMA DE OFICINA REALIZADA EM BIBLIOTECA DA TRENSURB

TÉCNICAS DE ENCADERNAÇÃO SÃO TEMA DE OFICINA REALIZADA EM BIBLIOTECA DA TRENSURB

06.06.2019

Oficina aberta ao público, ministrada por Vanessa Fuzina, foi promovida pelo coletivo Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul.

A unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebeu, na quarta-feira (5), uma oficina de encadernação ministrada por Vanessa Fuzina. Nove inscritos participaram de forma gratuita da atividade, promovida pelo coletivo Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, que atua pelo fortalecimento de bibliotecas comunitárias situadas, em sua maioria, na periferia de Porto Alegre.
 
A oficina foi realizada em dois módulos. No primeiro, foram trabalhadas dobraduras e origami. Os participantes aprenderam a fazer diferentes materiais relacionados à leitura: marca-páginas, envelopes e também um modular mini book. O segundo módulo abordou a encadernação através de três técnicas: a borboleta, a cinco furos e a brochura. A oficineira também ensinou os participantes a fazer o acabamento dos cadernos e a trabalhar a arte da capa, com pintura e serigrafia, estimulando a criatividade dos presentes.
 
Para Vanessa Fuzina, “o ensino das técnicas durante as oficinas busca desenvolver a capacidade criativa para novos projetos de papelaria, concepções editoriais independentes e livros de artistas”. Segundo ela, “a proposta leva aos participantes a oportunidade de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro”.
 
Participante da atividade, a professora de educação infantil Lurdes Rosa destaca: “É maravilhosa a iniciativa da Trensurb de proporcionar uma oficina dessa qualidade com profissionais desse gabarito, algo que é para a comunidade, que é gratuito e que muitas vezes não temos o acesso”. Segundo a professora, a oficina também proporcionou a troca de experiências, além de trazer um conhecimento que vai poder ser utilizado na escola onde trabalha.
 
Responsável pela oficina, Vanessa Fuzina é instrutora de encadernação desde 2016 em Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos trilhou diversos caminhos: em 2011, graduou-se em administração e, em 2014, finalizou MBA em finanças empresariais. Sempre se interessou por assuntos como terceiro setor e voluntariado, chegou à encadernação através de sua curiosidade por arquivologia, gestão de acervos e educação patrimonial. Em 2016, realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e, desde então, passou a estudar encadernações, restauro e gestão de arquivos e acervos. Atualmente, é estudante de conservação/restauração de livros e documentos e é associada da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5347&sitemapPage=323456de 486paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5347&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000