Nesta terça-feira (8), multiartista Marina Kerber realizou visita inaugural à exposição, em cartaz até 1º de maio no espaço cultural da Estação Mercado, mantido em parceria com o Sesc-RS.
Nesta terça feira (8), a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, recebeu a visita inaugural da artista Marina Kerber, responsável pela exposição As cores que me identificam, em cartaz no local. Acompanha de sua mãe, Vera Helena Teixeira, ela foi recebida pelo diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto, e pela coordenadora cultural do Sesc-RS, Jane Schoninger. O Sesc é responsável pela curadoria das galerias de arte nas estações Mercado e Rodoviária do metrô. A exposição permanece no espaço cultural da Trensurb até 1º de maio.
Na ocasião, Marina se disse contente com a visibilidade proporcionada pela galeria: “Eu estou muito feliz, pessoas de diferentes cidades conseguem enxergar meu trabalho e essas cores invadem o cinza da cidade. Espero trazer alegria na vida das pessoas que passam por aqui”. Multiartista, ela é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e atua profissionalmente nas artes visuais, no audiovisual, na animação, no design gráfico e no teatro. Marina utiliza diferentes suportes e técnicas para retratar suas vivências conectadas com temas urgentes como identificação racial e saúde mental e física. Em As cores que me identificam, traz uma série de autorretratos ilustrados.
Conforme Jane Schoninger, a ideia da curadoria das galerias da Trensurb neste ano é trazer visibilidade para a obra de artistas negros do estado. “Marina é uma multiartista e traz para nós essa amostra que produziu, e estamos buscando focar no que é dito por ela nessas obras, evidenciando seus olhares”, afirma a coordenadora cultural. Pedro Bisch Neto destaca que os espaços da Trensurb “têm uma atividade bem diversa, então é importante, como componente lúdico, proporcionar aos nossos passageiros essa experiência de conhecer novas escolas das expressões gráficas e artes visuais”.
Também estiveram presentes na visita inaugural: o assessor da Diretoria de Operações da Trensurb, Antonio Giovani de Mattos; o gerente de Comunicação Integrada da empresa, Jânio Ayres; o chefe de Gabinete da Presidência da Trensurb, Paulo Roberto Terra Lopes; a gerente da unidade Alberto Bins do Sesc- RS, Regina Tatsch.
“Saberes, fazeres e dizeres” na Galeria Xico Stockinger
Localizada na Estação Rodoviária da Trensurb, a Galeria Xico Stockinger recebe, também até 1º de maio, a exposição Saberes, fazeres e dizeres, da artista, militante e educadora popular Rusha. A mostra destaca obras criadas por meio de técnicas diversas – sobrepondo tinta acrílica, tinta relevo, tecido e miçanga sobre colagem. Elas trazem marcas e olhares que contam histórias, buscando construir memórias carregadas de sabedoria e observação da vida. O intuito, segundo a artista é: “Reimaginar e ressignificar, criar nossos próprios caminhos, manipulando conceitos, revendo significados, subvertendo e desconstruindo imaginários ligados a noções eurocêntricas, coloniais, patriarcais e racistas, e assim contribuir para outra forma de produzir conhecimento em arte”.
Foto: Patrick Bragé/Trensurb