Home Página Inicial > Notícias > CRISTINA MACEDO É DESTAQUE EM NOVOS VÍDEOS DA ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA

CRISTINA MACEDO É DESTAQUE EM NOVOS VÍDEOS DA ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA

13.10.2020

Projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, divulga vídeos com poemas da escritora a partir desta quinta-feira (15).

Nesta quinta-feira (15), a Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha. Eles trazem quatro poemas da escritora Cristina Macedo – Lua, Ainda, Crueldade e Náusea. Escritora, poeta, tradutora, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS, Cristina é membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e, em 2015, lançou seu livro solo de poesia, do arrebatamento. É idealizadora e apresentadora do Sarau Literário Zona Sul, realizado em Porto Alegre, e, há três anos, lê poesia todos os sábados no Momento IEL, do Instituto Estadual do Livro, na Rádio FM Cultura.
 
Para Cristina, a Antologia “é uma iniciativa excelente da Trensurb para divulgação da poesia feita por nós, gaúchos”. Ela declara ainda: “Estou feliz por fazer parte deste projeto. Parabéns à Trensurb! Precisamos espalhar poesia, a arte é bálsamo que atenua dores e transcende o cotidiano”.
 
Quinzenalmente, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha está promovendo a publicação, nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), vídeos curtos de poetas declamando poesias. Publicado em 1º de outubro, o primeiro vídeo do projeto traz o poema O Espelho, de Élvio Vargas, e está disponível na página da Antologia. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos é uma biblioteca que conta com serviço gratuito de empréstimo de livros, além de espaço para exposições. Em março de 2019, o EMLsT ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2,3 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os mais de 7 mil associados.
 
As unidades do Espaço Multicultural permanecem fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia. Enquanto isso, os associados e interessados em conhecer o trabalho da biblioteca da Trensurb podem seguir a página do EMLsT no Facebook, enviar mensagens, acompanhar os conteúdos publicados diariamente e solicitar a renovação de livros já retirados.
 
Uma das principais atividades do Espaço Multicultural durante a pandemia tem sido a realização de lives com escritores por meio do projeto Estação Cultural – que, anteriormente, levava às dependências do metrô ações regulares como oficinas, apresentações musicais e cênicas. A live mais recente aconteceu em 28 de setembro, tendo como tema a poesia feminina no Rio Grande do Sul e participação da poeta, ensaísta e professora Maria do Carmo Campos e da professora Maria Eunice Moreira. O vídeo do evento está disponível na íntegra no Facebook.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5693&sitemapPage=112345de 550paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5693&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000