Home Página Inicial > Notícias > LIVROS LIVRES: TRENSURB RETOMA PROJETO DE COMPARTILHAMENTO DE LIVROS NAS ESTAÇÕES

LIVROS LIVRES: TRENSURB RETOMA PROJETO DE COMPARTILHAMENTO DE LIVROS NAS ESTAÇÕES

15.01.2018

Com a parceria do Banco de Livros, 300 exemplares serão disponibilizados mensalmente em caixas customizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

A partir desta terça-feira (16), a Trensurb retoma o projeto Livros Livres, que consiste na disponibilização de livros aos usuários do metrô em caixas localizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os livros podem ser retirados gratuitamente sem a necessidade de qualquer cadastro ou compromisso, mas a ideia é que eles voltem a ser compartilhados e que as caixas dessas cinco estações também sejam utilizadas para que os próprios usuários deixem livros que já leram – sejam os que já fazem parte do projeto ou quaisquer outros.
 
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente em 2015, numa ação que buscou ampliar o raio de alcance das ações de incentivo à leitura do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca localizada na Estação Mercado do metrô. Agora, retorna com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Banco irá disponibilizar 300 livros mensais à iniciativa e os novos exemplares serão distribuídos pelas caixas das estações duas vezes por semana.
 
Uma biblioteca na Estação Mercado
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com 7,8 mil publicações de diversos gêneros em seu acervo – ampliado somente por meio de doações – para os 5,3 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Banco de Livros
 
O Banco de Livros é parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da FIERGS. Tem como papel central o de ser agente de implementação de ações educativas e culturais que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que normalmente não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação, reduzindo assim as desigualdades sociais e culturais. Além de captar e distribuir livros, cria também espaços de leitura e promove atividades de incentivo ao hábito de ler.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 468paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5062&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000