Grupo Buquezeiros Choro & Samba animou os usuários na tarde desta sexta-feira (19).
Na tarde de hoje (19), a estação terminal Novo Hamburgo ficou repleta de usuários que, entre uma viagem e outra, pararam para prestigiar o show do grupo Buquezeiros Choro & Samba. Eles apresentaram mais uma vez um repertório com clássicos da música popular brasileira, com destaque para obras dos músicos Lupicínio Rodrigues e Dorival Caymmi – que completariam 100 anos em 2014 e são os homenageados do ano pelo projeto Arte nos Trilhos, promovido pela Trensurb e que recebe patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A usuária do trem e moradora de Novo Hamburgo, Nicete Ferreira, deslocou-se à estação para conferir a apresentação dos Buquezeiros. Para ela, “o show é legal porque, muitas vezes, na correria da rotina, isso se torna uma distração, algo legal para ouvir, uma música gostosa, de conteúdo”. A aposentada Marlene Silveira descobriu o projeto Arte nos Trilhos em Porto Alegre, na primeira apresentação, que ocorreu na Estação Mercado em novembro. “A partir daí, acompanhei todas as sextas-feiras”, conta, entusiasmada. Ela relata ainda que convidou amigos para conferir o último show do grupo. “Chamei várias pessoas, fiz campanha. Trouxe uma sobrinha para conhecer a música popular brasileira”, diz. Para Marlene, o projeto deve continuar. “Acho maravilhoso. Afeta nossa mente e coração”, afirma.
Para Darian Weber, fundador dos Buquezeiros, “o projeto Arte nos Trilhos é sensacional, pois propicia aos usuários da Trensurb um momento de muita cultura, o que torna as estações mais cheias de vida”. Sobre o convite para participar da homenagem a Lupicínio e Caymmi, Weber afirma que “são compositores inesquecíveis e suas músicas sempre agradam. Eles atravessam décadas e continuam a embalar corações”.
Os Buquezeiros
Criado em 2010, o grupo Buquezeiros Choro & Samba realiza diversas apresentações em eventos públicos e particulares. O repertório é composto por chorinhos, valsas, clássicos do samba e músicas tocadas no Brasil do final do século 19 até meados do século 20. Os Buquezeiros já se apresentaram no Arte nos Trilhos 2010, que homenageou Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Encerraram, ainda, a edição 2011 do projeto – alusiva ao Ano Internacional dos Afrodescendentes –, com um show no Museu do Trem, em São Leopoldo.
Levando cultura à população
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Sempre em novembro e dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. Já participaram do projeto, nomes importantes da cultura gaúcha, como o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo "Harmônica", Família Sarará, Karine Cunha, Karen Volkmann & Federico Trindade, Urbanus In Natura, Marcus Bentto, Os Remanescentes, Instituto Brasilidades, Canta Brasil, Zamba Ben, Brilho da Lata, grupo Teatro Ideia Ação, Companhia Atmosfera, entre tantos outros.
Foto: Marco Prass/Trensurb