Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB FARÁ CONSULTORIA PARA O METRÔ DE SALVADOR

TRENSURB FARÁ CONSULTORIA PARA O METRÔ DE SALVADOR

08.07.2014

Contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia prevê que a empresa gaúcha acompanhe e avalie a implantação do sistema, propondo eventuais melhorias.

Durante reunião do Conselho de Administração da Trensurb, na segunda-feira (7), ocorreu a assinatura, por parte da empresa gaúcha, do contrato de prestação de serviços de consultoria especializada em mobilidade urbana para o desenvolvimento e racionalização dos sistemas do Metrô de Salvador. O documento já havia sido assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, responsável pelo sistema metroviário baiano. Trata-se do primeiro contrato de consultoria pública desse tipo firmado pela Trensurb, que colabora tecnicamente com o projeto de adequação e ampliação do metrô soteropolitano desde 2012, com troca de experiências e informações, e participou dos primeiros testes do modal – aberto à população, em regime de testes, em 11 de junho.

“É a primeira vez que prestamos esse tipo de consultoria pública, que, normalmente, é desempenhada pela iniciativa privada. Esse é um trabalho pioneiro para a Trensurb, que pode servir de modelo para futuras prestações de serviços e demonstra como nossa expertise em sistemas de transporte metroferroviário pode ser importante para contribuir na melhoria da mobilidade urbana não só em Porto Alegre e região, mas em outros lugares do país”, afirma o diretor-presidente da empresa gaúcha, Humberto Kasper.

A partir da contratação, a equipe técnica da Trensurb fica responsável por analisar processos já implantados referentes a edificações, obras de arte, via permanente, sistemas de energia e controle operacional. Além disso, irá acompanhar, a serviço do estado da Bahia, os serviços sendo executados pelo consórcio responsável pelas obras e pela futura operação da Linha 1 do Metrô de Salvador. Avaliará também a certificação da implantação – feita por empresa certificadora contratada – anteriormente à entrega dos serviços e obras ao estado da Bahia e posterior concessão para operação. Os termos preveem ainda o acompanhamento técnico da implantação da Linha 2 e o desenvolvimento de um módulo de capacitação de profissionais que irão trabalhar no sistema metroviário baiano.

Foto: Marco Prass/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 477paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4129&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000