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TRENS EM AMBOS OS SENTIDOS CIRCULAM EM VIA ÚNICA PELAS ESTAÇÕES AEROPORTO E ANCHIETA NOS DIAS 23, 24 E 25

21.11.2012

Obras do Aeromovel provocam mudanças no trecho da Linha 1 da Trensurb, somente das 9h40 às 16h, na sexta-feira, e das 8h às 20h30, no sábado e no domingo.

No dia 23, sexta-feira, entre 9h40 e 16h, e nos dias 24 e 25, sábado e domingo, entre 8h e 20h30 as composições da Trensurb circularão por apenas uma via no trecho que compreende as estações Anchieta e Aeroporto. A ação provisória ocorre em função da montagem de estrutura  composta de pilares e vigas metálicas do terminal do Aeromovel, além da instalação da passarela de ligação do terminal à Estação Aeroporto da Trensurb.

Com isso, os trens em ambos os sentidos – Mercado e Santo Afonso – operarão, no trecho, pela via por onde normalmente passam as composições em direção ao norte. Por isso, os usuários nas estações Aeroporto e Anchieta devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens nos períodos em que as obras serão realizadas. Os horários das viagens sofrerão alteração de até dois minutos, mas o intervalo de dez minutos entre trens será mantido.

Em caso de chuva forte, os trabalhos serão cancelados e o serviço do metrô será oferecido normalmente.

O Aeromovel Trensurb-Infraero

A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

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